Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312125
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O ensino da saude coletiva na PUCCAMP : a construção da historia e seu repensar
Author: Garcia, Maria Alice Amorim
Advisor: L´Abbate, Solange, 1942-
L'Abbate, Solange, 1942-
Abstract: Resumo: Trata-se de pequisa social de caráter qualitativo em que se buscou reconstruir e repensar o projeto de ensino do Departamento de Medicina Social e Preventiva da PUCCAMP (DMSP). Partindo-se da contextualização das escolas médicas e do ensino na Saúde Coletiva em relação ao SUS, procurou-se reconhecer as características deste projeto, e especialmente, da docência-assistência efetivada em serviços básicos integrados à rede municipal. Objetivando-se analisar aspectos do processo ensino-aprendizagem, construiu-se um referencial baseado na análise institucional e. em modelos educacionais. Como estratégias metodológicas, associou-se à análise documental e bibliográfica, a interpretação das falas dos sujeitos envolvidos no projeto (coordenadores, docentes, alunos e funcionários dos Centros de Saúde), coletadas através de questionários semi-estruturados, entrevistas e grupos focais. Ao traçar a trajetória dos docentes foram reconhecidos momentos distintos da história do projeto. Constatou-se também a existência de condições peculiares da PUCCAMP, relativas ao projeto docente-assistencial na rede básica e ao trabalho multi-profissional. Apesar das dificuldades no cumprimentos dos objetivos pedagógicos das disciplinas, decorrentes, principalmente, do modelo biomédico de ensino, da problemática relativa ao SUS e da estrutura da própria universidade, ficou demonstrado que o DMSP contribui para que o curso responda às proposituras colocadas, na atualidade, para o ensino médico. Este resultado decorre do trabalho coletivo e dedicação dos professores e das eqúipes docente-assistenciais, que confoam um fazer pedagógico que possibilita aos alunos a vivência de situações marcantes e o conhecimento de conteúdos 'novos' e diferenciados do espaço hospitalar. Concluiu-se que tratando-se de um processo ensino-aprendizagem que tem por estratégia preferencial a aproximação ao cotidiano do trabalho, faz-se necessário que este espaço se organize de forma a cumprir as finalidades assistenciais (os princípios do SUS), como também, aos objetivos acadêmicos, docentes e de pesquisa. Como demonstrado, somente um espaço de caráter instituinte, permite o acolhimento tanto das pessoas em cuidado, como dos docentes, demais profissionais e dos próprios alunos, para que todos constituam-se em sujeitos do processo ensino-aprendizagem

Abstract: Not informed.
Subject: Instituição social
Medicina preventiva - Estudo e ensino
Educação médica - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GARCIA, Maria Alice Amorim. O ensino da saude coletiva na PUCCAMP: a construção da historia e seu repensar. 1997. 245f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/312125>. Acesso em: 22 jul. 2018.
Date Issue: 1997
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Garcia_MariaAliceAmorim_D.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.