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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A humanização do cuidado na assitencia hospitalar ao parto : uma avaliação da qualidade
Title Alternative: Humanizing the hospital attendance care to delivery : evaluating the quality
Author: Nagahama, Elizabeth Eriko Ishida
Advisor: Santiago, Silvia Maria, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade da atenção ao parto nos dois hospitais de referência para atendimento ao parto SUS no município de Maringá-Paraná, com enfoque na humanização do cuidado. Realizou-se estudo avaliativo transversal, misto e formativo, por meio de pesquisa em prontuário hospitalar e entrevista estruturada com 569 puérperas atendidas nos dois hospitais, no período de março/2005 a fevereiro/2006. Foram utilizados sete indicadores de processo da qualidade na assistência ao parto humanizado. Os indicadores relacionados ao trabalho de parto foram: fornecimento às mulheres de todas as informações e explicações que desejassem, presença do acompanhante, uso de métodos não-invasivos e não-farmacológicos de alívio da dor e oferecimento de líquidos por via oral. A presença do acompanhante na sala de parto, o fornecimento às mulheres de todas as informações e explicações que desejassem, e o contato pele a pele entre mãe e filho em sala de parto qualificaram o atendimento na sala de parto. Por meio do estabelecimento de escores para cada um dos indicadores e da somatória obtida em cada um deles, a assistência hospitalar foi qualificada em quatro níveis: insatisfatória, regular, boa e excelente. Considerou-se a taxa de cesárea o indicador de resultado, como reflexo da utilização da tecnologia médica no parto. A análise exploratória foi realizada nos softwares Excel, Statistica e Sphinx. As associações entre duas variáveis foram testadas pelo teste Qui-quadrado e, para comparação de médias, utilizou-se o teste T de Student, com nível de significância de 5%. As mulheres eram, caracteristicamente, jovens, com companheiro fixo, segundo grau completo, sem atividade econômica remunerada e a maioria teve o parto a termo. Quanto à qualidade da assistência, 52,7% das mulheres tiveram atendimento considerado regular, 28,9% boa, 17,4% insatisfatória e 1,0% excelente. Na média geral de escores, o hospital 1 apresentou média superior (7,2) ao segundo (6,7). Contudo, ambos obtiveram desempenho classificado como regular e resultado da assistência insatisfatório, determinado pelas altas taxas de cesárea. Sob o ponto de vista do acesso à qualidade da atenção, registraram-se iniqüidades, determinadas por fatores individuais, contextuais e, em particular, relacionadas à oferta desigual de práticas comprovadamente benéficas que qualificam o atendimento. A precariedade das informações recebidas no trabalho de parto e no parto, a negligência de informações, as dificuldades relatadas pelas parturientes para garantir a presença do acompanhante no trabalho de parto e durante o parto, o uso restrito dos métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto, as práticas relativas ao contato da mãe com seu bebê na sala de parto e as taxas abusivas de cesáreas apontaram a necessidade de reorganização da prática obstétrica nas duas maternidades. O estudo indicou que os fatores institucionais, as rotinas hospitalares, o modelo assistencial centrado no profissional médico e, sobretudo, a prática e postura individual dos profissionais de saúde definiram a qualidade do atendimento, à medida que dificultaram a implantação do modelo humanizado e negaram às mulheres o exercício pleno de seus direitos sexuais e reprodutivos. A pesquisa norteou caminhos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da atenção ao parto SUS no município de Maringá. Dentre estes, destacam-se a sensibilização e capacitação da equipe de saúde, mudanças nas rotinas, nas práticas institucionais e, especialmente, a efetiva incorporação do modelo humanizado da atenção como diretriz e filosofia institucional

Abstract: The objective of this research was to evaluate the quality of the delivery care offered by two hospitals that are reference for The Public Health System in the city of Maringá, State of Paraná, Brazil. The evaluation emphasized the humanized care, and it has been made a transversal and formative study with the hospital registers and a standardized interview to 569 puerperal women who where attended in both hospitals. The study period was from March 2005 to February 2006. Seven indicators of the care quality process were used. The indicators related to labor were: to give all the information wanted and explanation to women¿s doubts; a companion in the delivery room and the use of non invasive and non pharmacological methods to alleviating pain and offering, indeed, liquids to oral ingestion. These procedures qualified the attendance into the delivery room. Through the establishment of scores to each indicator and the sum resulted from each one of them, the hospital was qualified in four quality levels of assistance: unsatisfactory, regular, good and excellent. It was considered as an evaluation result indicator the cesarean rate. It can be considered a reflex on the utilization of medical technology during delivery. The exploratory analysis was made using Excel, Statistica and Sphinx software. The associations between two variables were tested by the Chi-Square test and in order to compare means, it was used the Student T test using a 5% of significance level. Most women were young, with only one mate, complete high schooled, unemployed and the majority had the delivery termed. The evaluation of the quality of assistance showed 52,7% that received a regular attendance, 28,9% good, 17,4% unsatisfactory and 1,0% excellent. The average of scores showed hospital one with a better score (7,2) than hospital 2 (6,7). Contrary on expectation, both presented a regular performance and as a result, an unsatisfactory attendance, defined by the high occurrence of cesarean sections. Considering the quality of care, it has been referred iniquities, determined by the occurrence of factors related to the unbalanced offer to practices recognized as beneficial that qualify the attendance. The lack of information during labor and delivery, the difficulties to assure the presence of the mate or another companion during the labor and delivery, the strict use of non pharmacological methods to alleviate pain in labor and delivery, the difficulties to mother-baby interaction into the delivery room and the misused demands of caesarian sections pointed out the need of reorganization of the obstetric practice in both maternities. The study indicated that the institutional factors, the hospital routines, and the organization care model, centered on the physician and indeed, the isolated practice and behavior of the health professional staff members, defined the quality of attention. Most part of the difficulties occurred on acceptance of the humanized model and to denial women¿s sexual and reproductive rights. This research aimed to contribute improving the quality of attention at the public health system delivery process in the city of Maringá and also, sensitizing and qualifying the health staff members, providing routine and institutional changes and meanly incorporating the humanized model of attention as the institutional philosophy, new behaviors and conducts
Subject: Saúde da mulher
Avaliação
Parto humanizado
Indicadores de saúde
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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