Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/312032
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Parcerias entre instituições de ensino e serviços de saude do distrito sudoeste de Campinas : um olhar sobre os (des)encontros
Title Alternative: Partnerships between education and service institutions of health in Campinas Southwest district : (un)meetings point ov view
Author: Garcia, Rosana Aparecida, 1964-
Advisor: Carvalho, Sérgio Resende, 1958-
Abstract: Resumo: O percurso empreendido por Campinas (SP) para a interface entre a rede de serviços de saúde de Campinas (SP) e a formação na área, motivou-me a escrever este trabalho. Por ser uma grande metrópole, Campinas possui diferenças regionais significativas, que facilitam ou dificultam na realização de parcerias com escolas. Estando implicada na gestão local de um serviço de saúde localizado no Distrito Sudoeste de Campinas, motivei-me a cartografar a partir deste espaço, os (des)encontros relacionados às parcerias com Instituições de Ensino Superior. O potencial pedagógico deste Distrito é reconhecido pelos parceiros da Instituição de Ensino, apesar das adversidades em seu território (distância, a violência e a exclusão social) dificultarem estes processos. Até o ano de 2002 eram poucas as parcerias existentes neste Distrito, e estavam ligadas a iniciativas pontuais dos gestores da região. Este estudo se propõe a realizar a cartografia dos (des)encontros entre os sujeitos envolvidos nas Instituições de Ensino Superior e nos Serviços de Saúde do Distrito de Saúde Sudoeste no período compreendido entre 2001 a 2008. O movimento cartográfico é metaforizado através de um convite a entrar em um "barquinho", que navega através de mares, remetendo à novas formas de produção que valorizam as diferenças entre os parceiros envolvidos, e (re) inventa condições para que o diferente seja diferente. Para ajudar a empreender novos rumos ao "barquinho", convidei Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Milton Nascimento, Ronaldo Bôscoli, Salvador Dali, Cecília Meireles, Rubem Alves, dentre outros. A linguagem poética foi escolhida, em alguns momentos, para expressar idéias não possíveis de serem registradas através da linguagem escrita. A interlocução com a Análise Institucional (Lourau) e com a Filosofia da Diferença (Deleuze e Guattari) possibilitou que este trabalho analisasse os conflitos e dissensos entre as instituições como parte da heterogeneidade dos sujeitos, e não como relações dicotômicas. O espaço de co-gestão destas parcerias é defendido como local onde os diferentes sujeitos se encontram para um diálogo entre as partes, e que deve ser potencializado processualmente.

Abstract: The journey undertaken by Campinas (SP) to the interface between the network of health services of Campinas and the formation in this area, motivated me to write this research. As Campinas is a metropolis, it has meaningful regional differences that help or bring difficulties in the realization of partnerships with schools. As I was involved directly in a health service localized in Southwest district in Campinas, I decided to map starting from this space, the (un)meets related to partnerships with Higher Education Institutions. The pedagogic potential of that District is recognized by partner from the Education Institution, although the adversities into its territory (distance, violence and social exclusion) have been difficulties on this procedure. Until 2002, there were not so much the partnerships existed in the District mentioned and they were linked to punctual initiatives from the regional managers. This research proposes the mapping of the (un)meets between the people involved in the Education Institution and the Health Services from the Southwest District starting from 2001, until 2008. The map movement is worked with a metaphor throw an invitation to came into a baby boat which browses all over seas, referring to new productions ways, which value the differences between the partners involved and (re)invent conditions for what's different can be different. To help the baby boat browse new rums, I invited Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Milton Nascimento, Ronaldo Bôscoli, Salvador Dali, Cecilia Meirelles, Rubem Alves, and other ones. The poetic language was chosen, in some moments, to express non-possible ideas to be introduced throw just wrote language. The interlocution with the Institutional Analyze (Lourau) and with the Differences Philosophy enabled that this research analyzed the conflicts and dissents between the institutions as part of the heterogeneity of the subjects, not as dichotomous relationships. The space of co-management is defended as where the different subjects meet each other to a dialogue, and that needs to be aggravated procedurally.
Subject: Recursos humanos
Formação profissional
Educação permanente
Ensino
Políticas públicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Garcia_RosanaAparecida_M.pdf6.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.