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Type: TESE
Title: A qualidade do sono, o aproveitamento escolar e o stress em adolescentes que permacem em frente ao computador durante a noite
Title Alternative: Quality of slepp, sleep, stress and academic performance in using the computer at night
Author: Duarte, Gema Galgani de Mesquita
Advisor: Reimão, Rubens, 1952-
Reimão, Rubens Nelson Amaral de Assis, 1952-
Abstract: Resumo: A qualidade do sono, o aproveitamento escolar e o stress em adolescentes que permanecem em frente ao computador durante a noite. 2007. 234p. Orientador: Professor Doutor Rubens Nelson Amaral de Assis Reimão. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente. INTRODUÇÃO: O sono representa importante papel na vida do homem, influenciando as condições físicas, psicológicas e sociais. Está intimamente ligado aos processos rítmicos e às diversas alterações fisiológicas. Alterações na quantidade ou qualidade do sono podem resultar em comprometimento das atividades diárias. OBJETIVOS: os objetivos do presente estudo foram analisar a qualidade do sono e a influência do uso noturno do computador na qualidade do sono em um grupo de adolescentes e comparar os fatores de variação: uso noturno do computador, turnos de estudo, sintomas de stress, número de pessoas que dormem no quarto, os gêneros, as faixas etárias com a qualidade do sono e o aproveitamento escolar entre estudantes do segundo grau. MÉTODO: Para o desenvolvimento desta pesquisa foram escolhidas duas instituições educacionais do ensino médio, situadas no centro da cidade de Alfenas sul de Minas Gerais, Brasil. A amostra tomada para o rastreamento inicial foi composta por elementos do sexo feminino e masculino de tamanho n = 160 havendo predomínio do sexo feminino (65,63%). A faixa etária estudada foi de 15 a 18 anos. Para a coleta de dados aplicou-se: Questionário para o uso do computador com a finalidade de coletar informações sobre o horário e a quantidade de horas do uso do computador durante as noites; Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) utilizado para quantificar a qualidade do sono; Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL) que visa identificar de modo objetivo a sintomatologia de stress e os boletins dos alunos por meio dos quais foram recolhidas as faltas e as notas dos alunos. RESULTADOS: A análise dos dados pela Regressão Logística Múltipla para o estudo da qualidade do sono observou-se: o uso noturno do computador (p ¿ valor = 0, 0062) e o stress (p ¿ valor = 0, 0049) em conjunto são os fatores que influenciaram negativamente a qualidade do sono. E quanto ao aproveitamento escolar pela análise de variância múltipla viu-se que: que os fatores: turno da manhã (p ¿ valor = 0, 0082), o sexo feminino (p ¿ valor = 0,0516), o stress (p-valor = 0,0596) e quanto menor o número de faltas (p ¿ valor = 0,0012) influenciaram positivamente no aproveitamento escolar. CONCLUSÃO: Observou-se que padrões irregulares do sono, sendo relevante o uso de computador durante a noite, deterioram a qualidade do sono e afetam o humor. Uma forma de melhorar a qualidade do sono é através de uma boa higiene do sono. No caso dos adolescentes uma boa higiene do sono consistiria em horários regulares deitar e levantar e evitar o uso excessivo do computador durante as noites e manter uma duração do sono adequada a sua faixa etária. Uma organização neste sentido poderia trazer, não só, melhora na qualidade do sono como na qualidade de vida

Abstract: Quality of Sleep, stress and academic performance in adolescents using the computer at night. 2006. 234p. Orienting: Professor Doctor Rubens Nelson Amaral de Assis Reimão. Dissertation (Master degree) - State University of Campinas, Medical Sciences College, Health Department of Child and Adolescents. INTRODUCTION: Sleep is an important function in the life of humans, affecting physical, psychological and social conditions. It is closely related to rhythmic processes and disorders. Therefore, alterations in the amount and quality of sleep can result in impairment of daily activities. OBJECTIVE: The objective of this study is to analyze the influence of the nocturnal use of the computer on quality of sleep in a group of adolescents. The following variation factors are compared: nocturnal computer use, school periods, symptoms of stress, number of persons sleeping in the room, gender differences, and age brackets with the quality of sleep and academic performance among high school students METHOD: This research was conducted in two High-Schools situated in the center of Alfenas, a city in southern Minas Gerais State, Brazil. The sample, for the initial investigation was composed of n=160 adolescents, predominantly females (65.63%), with ages ranging from 15 to 18 years. For this data we applied: a questionnaire for the computer use with the objective of collecting information about the number of hours spent on nocturnal use of the computer namely the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) used to quantify sleep quality; the Lipp Symptoms of Stress Inventory for Adults (ISSL) that objectively identifies symptoms of stress; and the students' report cards, to record the students' absences and grades. RESULTS: The data analysis using the Multiple Logistic Regression for the study of sleep quality displayed that nocturnal computer use (p=0.0062); and stress (p=0.0049), are the factors that most influence good sleep. The multiple variance analysis demonstrated that the factors: morning period (p.0082), female gender (p=0.0516), stress (p=0.0596) and the fewer number of absences (p=0.0012) influence academic performance. CONCLUSION: It was observed that nocturnal computer use is important in causing irregular sleep patterns, affecting sleep quality and mood. A way of improving sleep quality is by better sleep habits. In adolescents better sleep hygiene would include regular sleep patterns, avoiding excessive nocturnal computer use and maintaining length of sleep adequate for their age. Better sleep organization would not only improve sleep quality but also life quality
Subject: Sono
Computadores
Transtornos do sono
Adolescentes
Estresse
Rendimento escolar
Avaliação educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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