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Type: TESE
Title: Fonoaudiologia educacional = inserção e prática no município de São Bernardo do Campo
Title Alternative: Speech and language pathology on educational settings : insertion and practice at São Bernardo do Campo municipal educational department
Author: Cariola, Silvia Guarinello, 1965-
Advisor: Chun, Regina Yu Shon, 1958-
Abstract: Resumo: Introdução: Esta pesquisa volta-se ao papel do fonoaudiólogo no contexto educacional, o qual vem construindo sua atuação fundamentando-se nos contextos históricos e sociais da profissão bem como da própria Educação em nosso país. No percurso profissional dessa pesquisadora surgiram inquietações e questionamentos acerca de sua atuação como fonoaudióloga educacional, principalmente a partir de sua inserção na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo. A inserção de fonoaudiólogas na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo ocorre desde 1970, nas diversas modalidades de ensino e sofreu alterações em suas práticas e referenciais, apontando para a importância de estudos como aqui proposto, uma vez que a maioria dos relatos acerca da Fonoaudiologia Educacional refere-se a profissionais inseridas no sistema de Saúde. Objetivo: Analisar o percurso da inserção e da prática da Fonoaudiologia Educacional na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo (SP). Sujeitos e Método: Trata-se de pesquisa qualitativa, aprovada pelo CEP da FCM/UNICAMP sob número 537/2010. Foram realizados três grupos focais, em 2010, com fonoaudiólogas da educação especial, educação infantil e ensino fundamental. Os sujeitos preencheram uma ficha com informação sobre o tempo de formação, tempo de trabalho na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo e experiência na Educação. Foram estabelecidas as seguintes categorias de análise a) formação e capacitação; b) ações e abrangência da Fonoaudiologia Educacional; c) dificuldades e facilidades na prática da Fonoaudiologia Educacional e d) embasamento teórico. Resultados: Os sujeitos referem que sua atuação foi influenciada pela apropriação de conteúdos acerca das questões sociais de nosso país, da Educação, pelo processo histórico da inclusão educacional e pelo trabalho em equipe multidisciplinar. Observaram-se diferenças entre a atuação das profissionais do ensino comum e da educação especial. A principal dificuldade desse grupo foi romper com as expectativas por uma atuação baseada nos moldes higienistas e de atuação clínica no contexto escolar. A linguagem foi considerada como fator constitutivo do ser humano embasando toda e qualquer intervenção no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Os resultados demonstram que atuar no sistema público de Educação requereu a apropriação de vários conteúdos. A inserção das fonoaudiólogas do ensino comum, na Secretaria de Educação, propiciou atuação em diferentes níveis do sistema de ensino. Observa-se que a amplitude e abrangência da experiência das fonoaudiólogas da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo evidencia que a atuação exercida dentro do sistema de Educação, caracteriza-se como um importante campo de atuação e inserção da Fonoaudiologia. Os achados mostram uma mudança de paradigma em que é necessário ao fonoaudiólogo, para além de sua atuação no sistema de Saúde, se relacionar com as políticas públicas de Educação de nosso país, visando o acesso, permanência, a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso da aprendizagem de todos os alunos

Abstract: Introduction: This research intends to study the role of Speech and Language Pathologist (SLP) services on educational settings. This professional, in Brazil, has built his practice based on the historical and social contexts of the profession and Brazilian Education. This researcher has had many concerns and questions about her practice as a speech pathologist on school contexts, especially when she started working at São Bernardo do Campo Municipal Educational Department which has had SLP services since the 1970 decade. The experience of these professionals has occurred on different levels of municipal educational system and has suffered changes on its practice and theoretical references, which points out to the importance of this study since great part of the literature is about professionals who belong to municipal health system. Objective: to analyze the insertion route and practice of SLP services at São Bernardo do Campo Municipal Educational Department. Subjects and Method: This is a qualitative research, approved by CEP from FCM/UNICAMP, number 537/2010. Data collection was done using the focus group technique, in 2010. There were three focus groups composed by SLP from especial, kindergarten and elementary education. The subjects filled out a form about graduation period, working time at São Bernardo do Campo Educational Department and educational experience. The following categories have been established: a) graduation and further studies b) actions and scope of SLP services; c) difficulties and facilities of their experience and d) theoretical concepts. Results: Subjects stated that their practice was influenced by the knowledge about Brazilian social problems, Education, the historical process of educational inclusion and multidisciplinary team work. It was observed differences between the practice of ordinary and especial education SLP. Breaking off the institution's expectations of a practice based on hygienic patterns and of a clinical work at school context were their great difficulties. Language was considered a significant factor for the human being constitution and therefore should ground any intervention made at the school learning process. Conclusion: The results showed that working at Educational Public System required appropriation of several contents. SLP practice at Educational Department of São Bernardo do Campo resulted in their insertion in different levels of the municipal educational system. The extent and scope of their experience points out that SLP services provided inside the educational system, can be characterized as an important working area and insertion for speech and language science. The results have indicated a change in paradigm which SLP should be inserted on educational public policies beyond their practice at public health, aiming the access, permanence, educational quality improvement and learning success of all students
Subject: Pratica profissional
Educação
Políticas públicas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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