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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência : subsídios para orientações aos responsáveis e aos professores
Title Alternative: Assessment of functional vision in children with visual disability and multiple disabilities : support for guidance to responsibles and teachers
Author: Barbosa, Isabela Maria Reis, 1987-
Advisor: Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire, 1949-
Abstract: Resumo: A visão é responsável pela recepção dos estímulos do ambiente e pela organização das informações sensoriais, prejudicando consideravelmente, o desenvolvimento global de crianças que não a desenvolvem adequadamente. A grande maioria de crianças com múltipla deficiência não recebem diagnóstico visual em tempo oportuno devido às dificuldades enfrentadas para a realização da avaliação oftalmológica. A avaliação da visão funcional é um importante recurso para oferecer informações sobre a condição visual das crianças com múltipla deficiência. Considerando essas afirmações, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a visão funcional de crianças com deficiência visual associada à múltipla deficiência, por meio do método de observação do comportamento e do teste Lea Gratings, e relacioná-la à atividade motora das mesmas, visando subsidiar estratégias de intervenção e apoio educacional aos responsáveis e professores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Unicamp. Foi realizado um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, com cinco crianças que apresentavam deficiência visual associada à múltipla deficiência. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista com os responsáveis e com os professores e avaliada a visão funcional das crianças participantes. Os resultados da pesquisa mostraram que quatro dos cinco participantes apresentavam limitações motoras severas, tendo sido mais difícil a condução da avaliação da visão funcional e tendo apresentado respostas visuais menos satisfatórias, em relação à criança que foi classificada com menor grau de comprometimento da função motora grossa. Na avaliação da visão funcional constatou-se que todas as crianças apresentavam valores de acuidade de grades binocular bem abaixo dos valores padrões estabelecidos pela literatura, entretanto, possuíam resíduo visual funcional para o desempenho de tarefas cotidianas e escolares. Na etapa da observação do comportamento, verificou-se que todas as crianças avaliadas apresentavam reação à luz e realizavam fixação e seguimento visual, entretanto, apenas uma delas apresentou fixação firme e direta, e apenas três crianças realizaram seguimento visual horizontal e vertical. A atenção visual foi mantida por apenas uma criança; todas apresentaram campo visual preferencial e a esfera visual máxima alcançada foi de 50 cm. Foram observadas divergências entre as informações dos responsáveis e professores acerca das características visuais e comportamentais das crianças participantes em todos os aspectos avaliados, havendo consenso em itens específicos de cada categoria. A maioria dos responsáveis relatou acreditar que os conteúdos pedagógicos estavam sendo desenvolvidos pelos professores no ambiente escolar, assim como a maioria dos professores referiu trabalhar os conteúdos curriculares com as crianças participantes, entretanto, ambos apontaram ressalvas para o não desenvolvimento integral dos conteúdos. Todos os participantes relataram apoiar a inclusão escolar de crianças com múltipla deficiência, relacionando-a, principalmente, à interação social, à prática de cuidados e ao desenvolvimento global e da aprendizagem da criança. Foi elaborado um instrumento denominado "suporte informacional", que foi entregue aos participantes após o término da pesquisa. O estudo demonstrou que a avaliação da visão funcional foi relevante para subsidiar a proposição de orientações adequadas para o desenvolvimento das ações dos responsáveis e das práticas pedagógicas dos professores com os alunos que participaram da pesquisa

Abstract: Vision is responsible for receive environmental stimuli and organize sensory information. Many children with multiple disabilities do not receive visual diagnosis in timely period, due to difficulties to carry out the ophthalmologic evaluation, which hinders the development of visual efficiency and the overall development. The assessment of functional vision is an important resource to provide information about the visual condition of children with multiple disabilities. Considering these informations, this study aimed to assess the functional vision of children with visual impairment associated to multiple disabilities, through the observation method of behavior and Lea Gratings test, and relate it to motor activity of them, to subsidize intervention strategies and educational support for parents and teachers. The study was approved by the Ethics Committee of the Unicamp. It was realized a multiple case study with a qualitative approach, with 05 children who had presented visual impairment associated to multiple disabilities. To data collect, it was made interview with the parents and teachers about visual and comportamental caracteristics and about the scholling process of participating children, then of assessment functional vision of the children. The survey results showed that four of the five participants had severe mobility limitations and presented less satisfactory visual responses in the assessment of functional vision, in relation to the child who was classified with less impairment of gross motor function. The results of the assessment of functional vision showed that the participants children presented low values of visual acuity of binocular grids in comparision to literature, however, showed that all children had functional residual vision to perform daily tasks and school. In the stage of observation method of behavior, it was found that all children presented reaction to light, fixation and visual tracking, however, only one of them presented firm and direct fixation, and only three children presented horizontal and vertical visual tracking. The visual attention was maintained for only a child; all of them presented preferential visual field and visual sphere reached, in the maximum, been equivalent to 50 cm. Divergences were observed between the information provided by parents and by teachers about the visual and behavioral characteristics of the participants, in all aspects evalued, presenting consensus in specific items of each category. The most of responsible reported to believe that the pedagogic contents were being developed by the teachers at school, as well as most of teachers reported that were applying the curriculum content with children, however, both of them presented reasons for an incomplete development of the contents. All participants reported defend the inclusion of children with multiple disabilities, relating it, mainly, to social interaction, to practice of care and to global development and child learning. It was elaborated an instrument called "informational support", which was delivered to participants after completion of the study. The study showed that the evaluation of functional vision was relevant to subsidize proposals for appropriate guidance for the development of the actions of the parents and for the development of pedagogical practices of teachers with children who participated in the survey
Subject: Avaliação
Baixa visão
Pessoas com deficiência
Reabilitação
Educação inclusiva
Editor: [s.n.]
Citation: BARBOSA, Isabela Maria Reis. Avaliação da visão funcional em crianças com deficiência visual e múltipla deficiência: subsídios para orientações aos responsáveis e aos professores. 2015. 1 recurso online ( 156 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/310916>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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