Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310711
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Estresse e trabalho de monitoras de creche : uma abordagem multidisciplinar
Author: Masselli, Maria Cecilia
Advisor: Queiroz, Marcos de Souza, 1947-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa consiste numa análise multidisciplinar do estresse, na interface que estabelece com o mundo do trabalho. Um "diálogo" entre conceitos (estresse, sofrimento, desgaste) e abordagens, tanto qualitativas (representações sociais), quanto quantitativas (Inventário de Sintomas de Stress e mapeamento dos afastamentos por estresse entre os funcionários públicos municipais de Campinas, o que sugeriu a aproximação da categoria monitora de creche) busca revelar suas complementaridades. O ISS-LIPP, aplicado em 4 creches, mostrou que as monitoras, que ficam em contato direto com as crianças, têm mais chances de serem consideradas estressadas que os demais funcionários. Buscou-se então compreender a correlação entre as experiências de estresse referidas pelas monitoras e a natureza do trabalho que desempenham. A comparação entre duas creches da Prefeitura e duas da Unicamp mostrou que desenvolver a mesma atividade na Prefeitura aumentava significativamentea chance de ser sintomática para o ISS-LIPP, o que apontou para que se buscasse identificar elementos da organização do trabalho, numa e noutra instituição, que se relacionassem às experiências de estresse referida pelas participantes. Este e tantos outros "diálogos" promovidos durante a pesquisa mostraram-se instigantes, proficuos e permitem vislumbrar que abordagens integradoras podem também contribuir para a ampliação da compreensão de outros fenômenos humanos

Abstract: Not informed.
Subject: Saúde mental
Stress (Psicologia)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Masselli_MariaCecilia_D.pdf52.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.