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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Mara Aparecida Alves Cabralpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.format.extent313p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA intencionalidade auto e heteroagressiva no comportamento de motoristas envolvidos em acidentes de transitopt_BR
dc.contributor.authorTomazin, Elvira Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisorCabral, Mara Aparecida Alves, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciências Médicaspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAgressividade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudotevepor objetivodescreveraspectospsicossociaisdas históriasde vida de condutoresde automóveisenvolvidosem acidentesde trânsito,com vítimas,no perímetrourbano de Campmas- SP. Além disso, descrevemosas circunstânciasenvolvidasnesses acidentese as opiniõesdos condutoressobreos fatoresque os ocasionaram.A hipóteseque norteouessetrabalho é que os acidentesnão acontecempor acaso e, sim, por um série de aspectos psicossociais.Para alcançannosessesobjetivos,realizamosum estudocomparativo,entreos mesesde Agostode 1999 e Fevereiro de 2001, onde trabaJhamoscom 2 grupos: um grupo de estudo, fonnado por 80condutoresde automóveisresidentesem Campinas,que se envolveramem acidentesde trânsito, com vítimas, no perímetro urbano dessa cidade; e um grupo comparação, fonnado por 40 motoristasde automóveisresidentesem Campmas,que nunca se envolveramem acidentesde trânsito,como condutorde qualquerveículoautomotor.Uma anamnsesesemi-estruturadasobrea história de vida dos sujeitos e a Escala de Traços e de Comportamentosde Agressividadede Gayra1,foramutilizadoscomo instrumentosde coleta de dadospara os 2 grupos.Para o grupode estudo,em particular,também :fizemosuso de um questionário,especialmenteelaboradopara essa pesquisa, sobre as circunstânciasque envolveramo acidente.Para o grupo comparação,foram boradasperguntasreferentesao nãoenvolvimentoemacidentes. Os resultados que obtivemos, constatam uma associação estatisticamente significante entre eventos estressantes de vida relacionados à insatisfução no trabalho e a ocorrência de acidentes de trânsito. No entanto, são os homens e não as muJheres acidentadas, que mais apontam estresses relacionados à profissão. Concluímos, também, que homens e muJheres acidentados diferem em relação a alguns traços de personalidade, em comparação aos motoristas que nunca se envolveram em acidentes de trânsitopt
dc.description.abstractAbstract: The pmposeofthis studyis to describethe psychosocialaspectsofthe life history of drivers mvolvedm trafficaccidentswith victimsmthe urban areas ofCampinas, Sao Paulo, the circumstancesof the accidentsandthe reasons for the occmrenceof these accidents accordingto the opIDionof these drivers.This studywas based on the hypothesisthat accidentsdo not occur perchancebut are due to various psychosocialfuctors.Therefore,ftom August 1999to February 2001, a comparativestudywas conductedon two groupsof car drivers:a studygroup comprised of 80 driversresiding in Campinascity and involvedmtra:fficaccidents with victimswithin the city; a comparativegroup comprisedof 40 automobiledriverswho had neverbeen mvolvedm a traffic accident while driving any kind of vehic1e.The data collectiontools applied in both groupswerea semi-structuredanamnesisofthe life historyofthe subjectsand Gayral's Scale of Aggressive Traits and Behavior. In the case of the study group, a specially elaborated questionnaire on the circumstances regarding the accident was also applied and for the comparativegroup, questionsrelated to their IlOninvolvement in accidents.The results obtained - revealed a statistically significant association between stressful life events related to job dissatisfactionand occurrenceoftraffic accidents.However,it was observedthat a great majority of the men mvolved m tra:fficaccidents reported job related stress. It was also noted that in relationto somepersonalitytraits,the men and women involvedin tra:fficaccidentsdifferedftom driverswho had never beeninvolvedin accidentsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationTOMAZIN, Elvira Aparecida. A intencionalidade auto e heteroagressiva no comportamento de motoristas envolvidos em acidentes de transito. 2002. 313p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/310648>. Acesso em: 2 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiencias Biomedicaspt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGiglio, Joel Salespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarvalho, Regina Maria Leme Lopes dept_BR
dc.date.defense2002-02-20T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-02T11:02:36Z-
dc.date.accessioned2018-08-02T11:02:36Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-02T11:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tomazin_ElviraAparecida_M.pdf: 55998303 bytes, checksum: f247ad94717199bf3607e1ed60553a9d (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310648-
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