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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Composição corporal e perfil antropométrico de pré-escolares e escolares de escolas particulares de Campinas/SP = Body composition and anthropometric profile of preschool and school private schools in Campinas / SP
Title Alternative: Body composition and anthropometric profile of preschool and school private schools in Campinas / SP
Author: Faicari, Liliany de Magalhães, 1984-
Advisor: Li, Lilia Freire Rodrigues de Souza, 1967-
Abstract: Resumo: Introdução: O estado nutricional é um reflexo de diversos fatores que vão além da alimentação e exercem certa influência sobre a saúde de uma população. A avaliação antropométrica e de composição corporal de uma criança são importantes indicadores do crescimento progressivo, permitindo identificar precocemente risco de morbidades como desnutrição e obesidade. O objetivo deste estudo foi verificar a composição corporal e o perfil antropométrico de pré-escolares e escolares em escolas particulares em Campinas/SP e verificar se havia diferença destas prevalências entre os dois grupos. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal e analítico. Utilizando medidas antropométricas e de composição corporal foi avaliado o estado nutricional em alunos de 2 a 10 anos medindo: peso, estatura, circunferência abdominal e do braço, dobra cutânea triciptal e subescapular. A partir destas variáveis foram calculados z-score de IMC/I, P/I, A/I, e soma das dobras cutâneas. A associação e risco de obesidade e desnutrição entre os grupos estudados (pré-escolar e escolar) utilizando as diferentes variáveis foi analisadas através do Teste de Qui-quadrado e teste exato de Fischer, Odds Ratio e intervalo de confiança. Resultados: Foram avaliados 509 alunos com idade média e desvio padrão respectivamente de 5,54±2,2 anos, sendo 65% pré-escolares. As prevalências de sobrepeso e de obesidade bem como de desnutrição, variaram significativamente entre as avaliações antropométricas. Utilizando o IMC, 29% dos pré-escolares e 45% dos escolares apresentavam sobrepeso ou obesidade, com uma chance maior dos escolares de apresentarem sobrepeso e obesidade (OR 1,98, IC95% 1,33-2,94) enquanto que apenas 1,5% dos pré-escolares e 0,6% dos escolares foram classificados como desnutridos. No grupo pré-escolar 56% apresentavam eutrofia para massa magra pela AMB, e 27% excesso de adiposidade pela AAB. No grupo dos escolares 51% dos estavam com excesso de adiposidade pela AAB, e 46% dentro da normalidade para AMB. Conclusão: Concluímos que pelos índices de IMC para idade houve um risco aumentado de obesidade entre os escolares, ainda mais alto do que estudos referenciados, sugerindo que a prevalência de obesidade encontra-se ainda em xii ascensão em nossa população. Além disso, uma prevalência considerável de excesso de adiposidade foi encontrada em ambos os grupos

Abstract: Introduction: Nutritional status is a reflection of many factors beyond the food intake and exert some influence on the health of a population. Anthropometric and body composition of a child are important indicators of progressive growth, allowing early identification of risk for morbidities such as malnutrition and obesity. The aim of this study was to assess body composition and anthropometric profile of preschool and school children in private schools in Campinas / SP and investigate if there was a difference between the prevalence of these two groups. Methods: This was a cross-sectional analytical study. Using anthropometric measurements and body composition was assessed the nutritional status of students 2-10 years old measuring weight, height, arm and waist circumference, triceps skinfold and subscapular. From these variables were calculated z-score of BMI / A, W / A / I, and sum of skinfolds. The association and risk of obesity and malnutrition among the groups (pre-school and school) using the different variables was analyzed using Chi-square and Fisher's exact test, odds ratio and confidence interval. Results: A total of 509 students with a mean age and standard deviation of 5.54 ± 2.2 years respectively were evaluated, and 65% were preschool children. The prevalence of overweight and obesity and malnutrition, varied significantly between anthropometric assessments. Using the BMI, 29% of preschoolers and 45% of students were overweight or obese, with a lower chance of schoolers being overweight and obesity (OR 1,98, 95% CI 1,33 to 2,94) while only 1.5% of preschool children and 0.6% of students were classified as malnourished. In the preschool group 56% presented eutrophy for lean mass, and 27% excess adiposity by AAB. In the group of the students, 51% were with excess adiposity by AAB, and 46% within normal ranges for AMB. Conclusion: We conclude that using the BMI for age there was an increased risk of obesity among school children, even higher than referenced studies, xiv suggesting that the prevalence of obesity is still on the rise in our population. Furthermore, considerable prevalence of obesity was found in both groups
Subject: Pre-escolares
Escolares
Antropometria
Obesidade
Desnutrição
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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