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Type: TESE DIGITAL
Title: Prevalência de bullying e sua percepção por alunos, pais e professores
Title Alternative: Bullying prevalence and its perception by students, parents and teachers
Author: Andrade, Elizete Aparecida Pazzoto Prescinotti de, 1962-
Advisor: Li, Lilia Freire Rodrigues de Souza, 1967-
Abstract: Resumo: Resumo Introdução: Bullying é uma forma de violência que se tornou um problema de saúde pública e exige atenção de profissionais de saúde, educadores, pais e gestores públicos. Objetivo: Avaliar prevalência e percepção que alunos, pais e professores de uma mesma escola tem em relação ao bullying. Método: Estudo transversal descritivo; foram aplicados questionários aos pais, professores e alunos dos 6º ao 9º ano após assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. A análise de associação entre ser alvo ou não de bullying e variáveis foi realizada pelo teste ?2 e regressão logística, para alunos e pais. Resultados: 162 alunos responderam ao questionário (75%). A idade média dos participantes foi de 12,7 anos (±1,4), 52% do sexo feminino. Reconheceram-se como alvo 59%, expectadores 86% e autores de bullying 37 %. Não houve diferença de gênero entre os alvos enquanto que 55% dos autores eram só meninos. Alvo de bullying tiveram quatro vezes mais chance de agirem como autores de bullying, 2,8 vezes mais de ajudar maltratar e 6,3 vezes mais de presenciar bullying comparados com os não alvos de bullying. Dos 87 pais participantes, 30% lembram de ter sido alvo e 18% autor de bullying na escola. Pais alvos de bullying tiveram 16 vezes mais chance de participaram em atos de bullying como autores do que os pais que relatam nunca terem sido alvos [OR 16, IC 95% (2,5 ¿ 99,8) p=0,003]. Do total dos 12 professores e funcionários 75% foram agredidos por pais ou alunos, 83% achavam as relações dos alunos conflituosas, 67% viram algum aluno sofre bullying. Conclusão: A presença de bullying foi alta tanto atualmente como no passado referido pelos pais. Alunos alvo de bullying praticaram mais bullying, pais que foram alvo de bullying em seu período escolar, também praticaram mais bullying. Este ambiente violento aumenta a chance do uso de violência como forma de resolução de problemas e torna difícil a mediação de conflito entre alunos, professores e pais

Abstract: Abstract Introduction: Bullying is a form of violence that has become a public health problem and requires health care professionals, educators, parents and policy makers. Objective: To evaluate the prevalence e perception about bullying from students, parents and teachers in a single school. Methods: Cross sectional descriptive study; a questionnaire was applied to parents, teachers and students from 6th to 9th grade after the inform consent approved by the local IRB were signed. Association between "be a target to bullying" or not and variables was performed using ?2 test and logistic regression for students and parents. Results: 162 students answer the questionnaire (75%). The mean age of the participants was 12.6 years old (?1.4), being 52% female. Identified themselves as bullying victim 59%, expectators 86% and authors 37%. There was no gender difference among the victims, while 55% of the authors were boys. Bullying victims were 4 time more likely to act as bullying authors, 2.8 time more likely of help to bully and 6.3 times more likely to witness bullying compared to non victims. From the 87 participant parents, 30% recall being victims and 18% being author of bullying at school. Parents that were victim were 16 times more likely of act as authors of bullying than parents that report never being victim [OR 16, IC 95% (2.5 ¿ 99.8) p=0.003]. From the 12 teachers and school works, 75% were verbally assaulted by parents and students, 83% believed the student relationship were troubled and 67% witnesses students being bullied. Conclusion: There was a high rate of bullying either nowadays or in the past as referred by parents. Students and parents that were bullied did more bullying. This violent environment increases the likelihood of violence being used as a way to solve problems and resulting in difficulty in conflict mediation among students, teachers and parents
Subject: Bullying
Adolescentes
Vítimas
Agressão
Ensino fundamental
Ensino médio
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Dissertação e Tese

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