Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310376
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Fatores familiares e aproveitamento escolar em uma escola publica da periferia de São Paulo
Author: Correa, Maria Rita Almeida
Advisor: Straus, Lidia, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar a relação entre aproveitamento escolar de crianças de primeira, série do primeiro grau em uma escola pública de periferia da cidade de são Paulo e fatores familiares, entre eles o estado de saúde mental dos pais. Foram convocadas duzentas e trinta familias, das quais compareceram cento e cinquenta e uma, que foram entrevistadas. Foram aplicados dois questionários: um deles constava de perguntas objetivas sobre dados sócio-demográficos e situação da criança no meio familiar; o outro consistia na combinação do SRQ-24 (para triar distúrbios psiquiátricos menores e psicoses) e do CAGE (para triar alcoolismo) e foi aplicado separadamente para cada pai e mãe. No final do ano a escola forneceu a lista dos alunos promovidos e reprovados e foram feitas comparações entre os dois grupos quanto às variáveis estudadas, com auxílio de provas estatisticas. Foram identificadas diferenças significativas em relação às seguintes variáveis: companhia da criança quando está em casa, número de irmãos, pais alfabetizados ou não, escolaridade dos pais, renda familiar per capita, número de cômodos na casa, número de pessoas na casa.

Abstract: The aim of this survey was to study the relationship between school achievement of children from first year of grade school, at a school in the periphery of the city of Sao Paulo, and some family factors, as mental health of parents. Two hundred and thirty families were called and one hundred and forty-one appeared and were in terwied. Two questionnaires were utilized: one consisted of objective questions about sociodemographic data anda about the child's situation among the family environment; the other one consisted in the combination of the SRQ-24 (to screen for minor psychiatric disturbances and psicosis) and the CAGE (to screen for alcoholism) and was answered for each father and mother separately. At the end of the year the school provided a list of the passing students and the failing students and the variables were compared between the two groups, with the help of statistical tests. There were identified significative differences regarding the following variables: company for the child at home, number of siblings, the fact of fathers being illiterate or not, father's educational level, family income per capita, number of rooms in the house, number of persons in the house.
Subject: Rendimento escolar - Aspectos psicológicos
Saúde mental
Psiquiatria social
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Correa_MariaRitaAlmeida_M.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.