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Type: TESE
Title: Aprendizado cirurgico de estrabismo para residentes de oftalmologia de serviço universitario
Title Alternative: Strabismus surgery learning for ophthalmology residents of university service
Author: Flores, Vanessa Gonçalves Crespi
Abstract: Resumo: Objetivo: Verificar percepções do residente de Oftalmologia e do supervisor em relação ao método de ensino e ao aprendizado cirúrgico de estrabismo. Métodos: Estudo descritivo. Participantes: residentes do 1° (R1), 2° (R2) e 3° (R3) anos. Cada residente estudou a técnica cirúrgica padrão em CD-ROM, depois, realizou um retrocesso de músculo reto de coelho albino, e um retrocesso de músculo reto em paciente durante cirurgia de estrabismo no Centro Cirúrgico. Foi aplicado questionário estruturado aos residentes após a sequência de procedimentos, e registradas observações do aprendizado pelo supervisor, incluindo-se variáveis referentes à aplicação da técnica cirúrgica de estrabismo, auto-avaliação do domínio da técnica e do treinamento recebido. Resultados: Foram estudados 41 questionários. Todos os R1 relataram ter pouca ou média dificuldade em relação à lembrança da sequência de passos do procedimento, 70% dos R2 e nenhum dos R3 relataram dificuldade. No manuseio do instrumental 93% dos R1 relataram algum grau de dificuldade, 52% dos R2 e nenhum dos R3. Os residentes relatam que no momento cirúrgico lembram do que foi ensinado na fase experimental (46%), que este treinamento atende totalmente suas necessidades (46%) e em parte para 49%. Conclusão: O método de aplicação de questionário estruturado foi útil em revelar que o preparo com cirurgia experimental, associado à oportunidades práticas e supervisão dos residentes, pode aprimorar o ensinamento cirúrgico de estrabismo.

Abstract: Aims: To verify Ophthalmology residents' and supervisors' perceptions regarding teaching and learning strabismus surgery. Methods: Descriptive Study. Participants: residents of 1st(R1), 2nd(R2) and 3rd(R3) years. Each resident studied the standard strabismus surgery technique on CD-ROM. After, he performed a rabbit rectus muscle recession and did a strabismus surgery on a patient. The residents answered a structured questionnaire and the authors made observations including variables referring to the technical surgery applied, self-evaluation of this technique and if appropriate training was given. Results: Forty-one questionnaires were analyzed. All of the R1 had some difficulty remembering the surgery sequence, 70% of R2, and none of R3. Concerning the handling of the surgical material 93% of R1 and 52% of R2 and none of R3 had any difficulty. The residents reported that during the surgery in patients, 46% remembered the experimental stage and that this training completely fulfilled their needs for 46% and partially for other 49%. Conclusion: The method of structured questionnaire application disclosed that the preparation with experimental surgery, associated with practice opportunities and residents' supervision, may improve the teaching in strabismus surgery.
Subject: Estrabismo
Cirurgia
Aprendizagem
Ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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