Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/309769
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Parada cardiorrespiratoria em pediatria : o conhecimento de enfermeiros
Author: Pinto, Tatiane Vegette
Advisor: Araujo, Izilda Esmenia Muglia, 1955-
Abstract: Resumo: A parada cardiorrespiratória (PCR) em pediatria, em geral, é decorrente da falência respiratória ou circulatória. O reconhecimento precoce desses quadros e a prevenção da PCR são essenciais para o início rápido do suporte básico (SBV) e avançado (SAV). Sendo o enfermeiro, o profissional da saúde que permanece mais tempo em contato com o paciente, é de sua responsabilidade identificar a PCR e dar início às manobras de ressuscitação. O presente estudo teve como objetivos identificar o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros que atuam em unidades pediátricas, sobre o atendimento da PCR/RCR, bem como avaliar a adequação destes em relação às condutas preconizadas pelas diretrizes internacionais e publicadas sobre o assunto, além de identificar as dificuldades encontradas durante o atendimento da PCR e as fontes de atualização utilizadas. Para tanto, foi construído um instrumento contendo questões abertas e fechadas sobre o SBV/SAV, as dificuldades encontradas durante o atendimento da PCR e as fontes utilizadas para a atualização. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do instrumento, em entrevista com enfermeiros atuantes em unidades pediátricas de um município do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos indicam que existe uma pertinência entre o conhecimento demonstrado pelos enfermeiros e as diretrizes preconizadas internacionalmente, porém, há uma falta de conhecimento teórico. Cerca da metade dos entrevistados referem fazer uso de periódicos e freqüentar eventos científicos, e uma minoria deles freqüenta eventos de relevância sobre o atendimento da PCR/RCR. As dificuldades encontradas durante o atendimento da PCR, relatadas pelos enfermeiros, foram relacionadas à obtenção de acesso venoso, ao fator emocional, ao vínculo com paciente, à presença da família e à falta de união e sincronismo entre a equipe de atendimento. A maioria dos enfermeiros entrevistados tem consciência do fato de apresentar carência de conhecimento sobre o assunto, possivelmente porque esse corpo de conhecimento foi construído com a prática profissional, sem muito embasamento teórico, o que aponta a necessidade de cursos e educação continuada que possibilitem a transposição do conhecimento científico para a prática diária

Abstract: Usually cardiac arrest (CA) in pediatric population, is due to respiratory or circulatory failure. The early recognition of cardiopulmonary collapse sings is essencial for the prompt beging of the basic life support (BLS) and advanced life support (ALS). As the nurse is the health profissional who stays longer in touch with the patient, it is his/her responsability to identify the CA and to start resuscitation. The objectives of the present research were to identify the pediatric nurse's theoretical and practical knowledge of CA/CPR, as well to evaluate their performace accordingly to the established and printed/published international guidelines and to identify the most frequent doubts and the used sources for updating on subject. For this reason it was built an instrument which contains open and closed questions about BLS/ALS, the most frequent doubts and the regular used sources for the updating on the subject. For were obtained by the application of the instrument in interviews with the nurses who work in pediatric untis of a São Paulo State town and who attended inclusion criteria. T data analysis shown that exist an aptness between the actual knowu ledge of the nurses and the international guidelines, but there is a lack of theoretical knowledge. About half of the interwied population refer to regularly consult periodics and to attend scientific events, but a minority of them attend to important events on CA/CPR subject. The dificulties reported by the nurses during CPR performace were related to a vascular acess settlement, emotional factors, links with the patient, the presence of family members at the scene and the lack of agreement among the attendance staff. The majority of the interwied nurses is aware about the present lack of knowledge on the subject, possibly because this body of knowledge was built by na empirical professional practice, without solid theoretical basis, what indicates the need of courses and continued education to make possible the transposition of the scientific knowledge to the daily practices
Subject: Ressuscitação cardiorrespiratoria
Cuidados de enfermagem
Enfermagem pediátrica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pinto_TatianeVegette_M.pdf20.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.