Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/309400
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Pesquisa intervenção com apoio matricial = multiplas vias para o cuidado em saúde
Title Alternative: Intervention research with support matrix : multiple ways to health care
Author: Cesar, Claudia Furia, 1957-
Advisor: Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como cenário o Sistema Único de Saúde, a reformulação da clínica, Programa Saúde da Família e o Centro de Referencia de Reabilitação de Campinas. O desafio está em articular as práticas clínicas, o modo de organização e gestão dos serviços com um trabalho transdisciplinar e em rede. Intervir junto aos profissionais de saúde sujeitos da pesquisa (profissionais de saúde) por meio do Curso: Co-gestão da Clínica Ampliada e Compartilhada. A presente pesquisa apresenta-se como uma Pesquisa Intervenção do tipo Apoio que se aproxima do entrelaçamento dos processos de investigação com as demandas sociais, composto por apresentação de Projetos Terapêuticos Singulares e Institucionais e a discussão de temas ligados ao cotidiano dos profissionais. Baseia-se no Método Paidéia, que têm como finalidade realizar um trabalho sistemático para aumentar a capacidade das pessoas agirem sobre o mundo, favorecendo a constituição de sujeitos reflexivos e operativos. O uso de Grupo Focal e a construção de narrativas sobre esta experiência, além de compor o banco de dados analisados, transformam-se em avaliação do processo grupal e dos efeitos do curso sobre os profissionais. Foram realizados 30 apresentações de PTS/PI, muitos deles com repercussões junto aos usuários dos serviços alterando a pratica e relação entre os envolvidos. As narrativas foram construídas de forma compartilhada, ampliando o olhar sobre os acontecimentos e ações desenvolvidas pelos estudantes e sobre as práticas propostas pelas políticas institucionais. Nesta pesquisa os Momentos Reflexivos foram uma das ofertas do pesquisador ao grupo valorizando a avaliação-participativa, e gerou a oportunidade de repensar o processo de cada um no curso, no serviço e na pesquisa

Abstract: This intervention is set in the National Health System, the reformulation of the clinic, the Family Health Program and Reference Center for Rehabilitation of Campinas. The challenge is in articulating the clinical practice, the mode of organization and management services with a transdisciplinary work and networking. To lobby for health professionals subjects research (health professionals) through the Course: Co-management of Amplified Clinic. This methodology research is presented as a kind of Intervention Research Support approaching the interlacing of processes research to social demands, consisting of presentation Project Institutional and individual therapeutic and discussion of topics related to everyday professionals. Is based on the Paideia Method, which have as purpose to systematic work to improve people's ability act upon the world, encouraging the development of subjects reflective and operative. The use of Focus Group and the construction of narratives about this experience, as well as composing the bank data analyzed, transformed into the group process evaluation and the effects of stroke on the professionals. Were made 30 presentations PTS / IP, many with their repercussions on service users changing the practice and the relationship between those involved. The narratives were constructed as shared, broadening the view on the events and activities for students and over practices proposed by institutional politics. In this research Reflective Moments were taken advantage of by a researcher valuing the group-participatory evaluation and has created an opportunity to rethink the process in each course, in service and research
Subject: Gestão em saúde
Paidéia, Método
Saúde pública - Campinas (SP)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cesar_ClaudiaFuria_M.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.