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Type: TESE
Title: Avaliação psicologica de crianças com cefaleia
Author: Bosco, Abelardo
Advisor: Souza, Elisabete Abib Pedroso de, 1948-
Abstract: Resumo: Com o objetivo de avaliar estresse foram selecionadas 28 crianças, sendo que 32,1% apresentando cefaléia do Tipo Tensional e 77,9% delas com Migrânea , com idades entre 7 e 12 anos (M=9,74, DP= 1,57), idades de início da queixa entre 2 e 11 anos (M=6,39, DP=2,36) e tempo de duração com M=3,35 e DP=2,13, do ambulatório de Neuro-cefaléia na Imancia, do HC/UNICAMP. Foram considerados como critérios de inclusão: faixa etária entre 7 e 12 anos, estarem frequentando regularmente a escola, evolução do quadro de cefaléia igualou superior a 6 meses, não apresentarem antecedentes de afecções neurológicas. Os critérios de exclusão foram: pacientes com processos infecciosos agudos, traumatismo crânioencefálico recente, epilepsia, e transtorno psiquiátrico ou deficiência mental evidentes. Categorias de cefaléia do Tipo Tensional ou Migrânea, utilizaram os critérios da Sociedade Internacional de Cefaléia, 1988. Os instrumentos utilizados foram: Protocolo de Investigação Psicológica para Crianças com cefaléia - versões diferentes paras pais e criança, Inventário de Sintomas de Sores Infantil- ISS (Lipp, 1987), Escala de Auto-Avaliação para crianças (Amaral, 1989), Inventário de Ansiedade Traço-Estado, IDATE-Forma C (Spielberger,1970; Biaggio,1983), Escala de Auto-Expressão (Di Nucci, 1981), Escala de Reajustamento Social (Elkind, 1981). Os resultados apresentados mostraram uma freqüência de estresse de 64,29%, mas não diferenciam-se entre os dois tipos de cefaléia (p=0,677). Houve predominio de sintomas cognitivos para Migrânea e somáticos para o Tipo Tensional. A :seqüência de Ansiedade-Traço foi 50%, e Depressão (leve e severa), 96,4%. A associação entre estresse e traço de ansiedade foi levemente significativa (P=0,115). Houve presença de dificuldades de assertividade. Todas as crianças apresentaram vulnerabilidade acima da média para o desenvolvimento de respostas de estresse. Os contextos familiar e escolar foram as mais importantes fontes de estresse relatadas pelas crianças e pais. Estressores psicológicos e psicossociais foram estímulos importantes no desenvolvimento e manutenção do estresse, e provavelmente implicados no quadro de cefaléianas crianças estudadas

Abstract: 28 children were selected with the objective of evaluating stress, being 32,1% with Tension Type headache and 77,9% of them with migraines , ages between 7 and 12 years old (M= 9,74, SD= 1,57), age of beginning of complaint between 2 and 11 years old ( M= 6,39, SD= 2,36) and duration time with M= 3,35 and SD=2,13, ftom the Neuro -headache in 1nfancyambulatory, ofthe HC/ Unicamp. The inclusion criteria considered were: age between 7 and 12, attending school regularly, evolution of the headache equal or above 6 months, not presenting prior neurological diseases. The exc1usioncriteria were: patients with acute infectious processes, recent trauma, Epilepsy, and psychiatric disorders or evident mental deficiency. Complaint of Tension Type headache or migraine, according to the criteria ofthe ofthe International Headache Society, 1988. The utilized instruments were: Psychological Investigation for Children with Headache Protocol - different version for parents and children, inventory of Infant Pain Symptoms -1SS (Lipp,1987), Scale of Self-Evaluation for Children (Amaral, 1989), State Trait Anxiety Inventory, 1DATE- Form -C (spielberger,1970; Biaggio,1983), Self Expression Scale (Di Nucci, 1981), Scale of Social readjustment (EIkind, 1981). The results show a ftequency of stress of 64,29%, but are not differentiated between the kinds of headache (P=0,677). There was a predominance of cognitive symptoms for migraine and somatic for the Tension Type. The ftequency of Anxiety-Trait was 50%, and Depression ( light and severe), 96,4%. The association between stress and trait of anxiety was slight1ysignificant (p=O,115). There was the presence of assertiveness difficulties. All the children presented vulnerability above the average for the development of stress responses. The family and school contexts were the most important sources of stress reported by children and parents. Psychological and psychosocial stressors were important stimulus in the development and maintenance of stress, and probably involved in the headache of the studied children
Subject: Stress (Psicologia)
Ansiedade
Depressão mental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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