Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308893
Type: TESE
Title: Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem : adaptação cultural e validação do Patient Satisfaction Instrument
Author: Oliveira, Acacia Maria Lima de
Advisor: Guirardello, Edinêis de Brito, 1960-
Abstract: Resumo: Resumo o processo de hospitalização pode acarretar para o paciente um distanciamento do seu convívio familiar. O fato de permanecer, mesmo que temporariamente, em um ambiente estranho ao seu convívio, com normas e rotinas a que não está habituado e a expectativa com relação ao tratamento, podem gerar sentimentos de insatisfação com relação ao cuidado recebido. A satisfação do paciente com o cuidado de enfermagem, foi definida por RISSER (1975) como sendo o grau de congruência entre as expectativas do paciente e sua percepção sobre o cuidado recebido. Estudos sobre satisfação do paciente na cultura brasileira utilizam-se de uma abordagem genérica, de modo a não valorizar a satisfação do paciente com a assistência de enfermagem. Sendo assim, é importante utilizar instrumentos de medida específicos para avaliar a satisfação do paciente quanto aos cuidados de enfermagem. Considerando a inexistência de instrumentos para este fim, o presente estudo teve por objetivo traduzir e validar o Patient Satisfaction Instrument (PSI), desenvolvido por Hinshaw e Atwood (1982), para a cultura brasileira. É um instrumento composto de 25 itens que aborda situações do cuidado de enfermagem, agrupados em três domínios: Educacional, Profissional e Confiança. O procedimento metodológico de adaptação utilizado seguiu as etapas de: a) tradução do instrumento para a língua portuguesa; b) tradução de volta para a língua original; c) julgamento por um comitê de juízes e d) pré-teste da versão final do instrumento, o qual denominou-se Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Participaram do estudo 211 pacientes, internados em clínicas médicocirúrgicas de dois hospitais do município de São Paulo. Na análise da confiabilidade do instrumento, obteve-se alta consistência interna para todos os itens do instrumento (a= 0,88) e para os domínios Educacional (a= 0,66) e Confiança a= 0,79). Apenas para o domínio Profissional, obteve-se um coeficiente alfa de Cronbach de 0,62. Quanto a validade de constructo, a análise de fator exploratória mostrou que, apesar da medida de adequação da amostra ter sido estatisticamente significante, (MSA= 0,84), o critério utilizado para selecionar fatores com auto valor maior que 1 demonstrou sete fatores que explicaram 62% variância total. Os resultados da análise de fator confirmatória mostraram que apenas o RMR, obteve valores aceitáveis (0,10). Os resultados desse estudo indicam que o PSI traduzido para a nossa cultura pode ser utilizado para medir satisfação do paciente. Entretanto, é necessário que este instrumento seja aplicado em outras populações com características semelhantes para testar os itens que não foram consistentes na amostra estudada

Abstract: The hospitalization process may keep the patient distant from their family. The fact of being in an unfamiliar setting, even for a short period, with established rules and routines that they are not used to and the expectations concerning the treatment, may bring about dissatisfactions. Patient Satisfaction with nursing care was defined by RISSER (1975) as the congruence degree between the patient expectations and their perception concerning the care provided. Studies on patient satisfaction in Brazil adopt a generic approach and do not give value to patient satisfaction with the nursing care. Based on that, it is important to use specific measurement instruments in order to assess the patient satisfaction with the nursing care. As there are no instruments with this purpose, the present study aimed at translating and validating the Patient Satisfaction Instrument (PSI) developed by Hinshaw and Atwood (1982) to the Brazilian culture. The PSI is constituted of 25 items that cover situations related to the nursing care grouped in three domains: Educational, Professional and Trust. The methodological procedure used were a) translation of the instrument into Portuguese; b) back-translation to English c) committee review; d) test of the pre-final version. 211 patients admitted in medical-surgical clinics in two hospitais in São Paulo city made part of the study. The analysis of its reliability scored high internal consistence in ali items (a=0.88), and for Educational domains (oc=0.66); and Trust (oc=0.79). Only for the Professional domain it scored Cronbach's alfa (oc=0.62). In relation to construct validity, the exploratory factor analysis showed that besides the adequacy measure of the sampling been statistically significant (MSA=0,84), the criteria used to select the factors with an eigenvalue of 1.00 or above demonstrate seven factors that explained 62% of the total variance. The results of confirmatory factor analisys showed that only the root mean-squared residual (RMR), met the criteria standards (0.10). The results of this study indicate that the PSI translated to Brazilian culture can be used to measure patient'satisfaction. However, it is necessary to point out that it is important to apply this instrument to other populations with characteristics similar to the ones in the present study in order to review the items which were not consistent in the studied samples
Subject: Satisfação do paciente
Enfermagem - Pesquisa
Serviços de enfermagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:FCM - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_AcaciaMariaLimade_M.pdf5.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.