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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O efeito do treinamento no ambiente virtual e no ambiente fisico sobre a motivação e o desempenho motor de pacientes com deficits em membro superior apos AVC
Title Alternative: The effect of a virtual environment and a physical environment on motivation and motor performance in stroke patient with upper limb deficits
Author: Lourenço, Christiane Boaventura
Advisor: Honorato, Donizeti César, 1955-
Abstract: Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos dos diferentes ambientes de treinamento sobre a recuperação motora e a motivação extrínseca e intrínseca de pacientes com déficits em membro superior após Acidente Vascular Cerebral (AVC). Participaram do estudo 16 pacientes, os quais foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo I (G1): treinamento no ambiente físico e Grupo II (G2): treinamento no ambiente virtual. Os sujeitos foram avaliados quanto a cinemática, a função motora do Membro Superior (Fulg-Meyer e Chedoke McMaster Braço e Mão), as compensações no movimento de alcance (Reaching Performance Scale), espasticidade (Composite Spasticity Index), nível de Motivação (Intrisec Motivation Inventory) e nível da auto-eficácia (Escala de Auto-Eficácia). As avaliações foram realizadas nos períodos pré-tratamento (préavaliação) e logo após as 12 sessões do tratamento (pós-avaliação). A pesquisa resultou em uma melhora significativa apenas para a extensão do cotovelo observada na escala de compensação (RPS) no G1. Não houve diferença significativa para as demais variáveis clínicas e cinemáticas, nível de motivação e nível de auto-eficácia em ambos os grupos. Contudo, ao observar a porcentagem de mudança entre a pré-avaliação e a pós-avaliação, houve uma melhora predominante nas variáveis cinemáticas em relação as variáveis clínica, principalmente para o G1. Quando correlacionado as subescalas do Intrinsec Motivation Inventory pode-se observar correlações significativas entre Interesse/Aproveitamento e Valor/Utilidade da tarefa em ambos os grupos [G1 (r=.98, p< 0.001) e G2 (r=.98, p<0.001)], entre Interesse/Aproveitamento e Percepção da competência [G1 (r=.83, p< 0,05) e G2 (r=.87, p< 0,05)],e entre Interesse/Aproveitamento e Esforço/Importância apenas para G1 (r=.91, p<0,005). As conclusões que podem ser tiradas de uma amostra pequena são limitadas, porém o fato de ambos os grupos apresentarem melhoras cinemáticas e clínicas, e considerarem ambos os ambientes com o mesmo nível de motivação, pode sugerir que o método de oferecimento da terapia não seja o ponto mais crucial para obter uma recuperação funcional, mas sim a intensidade e a repetitividade da prática; a forma e a intensidade que o feedback é oferecido e a motivação interna do próprio indivíduo para buscar o resultado desejado.

Abstract: The objective of the study was to verify the effect of different training environments on motor recovery and intrinsic and extrinsic motivation of stroke subjects with upper limb deficits. Sixteen stroke subjects participated in the study and were randomly divided into two groups: Group I (G1): training in physical environment and Group II (G2): training in virtual environment. They were submitted to kinematic and clinical evaluations (Chedoke arm and hand, Fugl_Meyer, Reaching Performance Scale and Composite Spasticity Index) (pre-evaluation) and after the training (post-evaluation). After the training they filled questionnaires about the level of motivation (Intrinsic Motivation Inventory) and the level of self-efficacy (Self-Efficacy Scale). The study showed only significant improvement in elbow extension for G1 (p<0.05) evaluated by the reaching performance scale (RPS). There was no significant difference for the others clinical variables and for kinematic variables for both groups. On the other hand, there was a predominately improvement in kinematic variables in G1 compared to G2 and in clinical variables for both groups when the percentage of change between pre and post evaluations were observed. When the subscales of the Intrinsic Motivation Inventory were correlated, there were significant correlations for both groups between Interest/Enjoyment and Value/Usefulness [G1 (r=.98, p< 0.001) e G2 (r=.98, p<0.001)] and between Interest/Enjoyment and Perceived Competence [G1 (r=.83, p< 0,05) e G2 (r=.87, p< 0,05)]. There was only significant correlation between Interest/Enjoyment and Effort/Importance for G1 (r=.91, p<0,005). The conclusions that can be drawn from such a small sample are limited, on the other hand, the fact that both groups had shown clinical and kinematics improvements, and consider the level of motivation similar in both environments suggests that the method of delivery is not the crucial issue, but the intensity and repetitivity of the practice, the way and intensity the feedback is delivered and finally the intrinsic motivation of the subject to reach for the attainable goal.
Subject: Reabilitação
Realidade virtual
Motivação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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