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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Cecilia Guarnieri Batista, Maria Aparecida Affonso Moysespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicaspt_BR
dc.format.extent96 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleCapoeira para crianças com necessidades educativas especiais = um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeCapoeira for children with special educational needs : the case studypt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sandro Rodrigues dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorBatista, Cecilia Guarnieri, 1949-pt_BR
dc.contributor.coadvisorMoysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subject.otherlanguageChildhood developmenten
dc.subject.otherlanguageSocial inclusionen
dc.subject.otherlanguageEducation, specialen
dc.subject.otherlanguageMotor activityen
dc.subject.otherlanguageVisual disabilityen
dc.description.abstractResumo: Tradicionalmente, o diagnóstico de deficiência gerava prognósticos de dificuldades de aprendizagem e déficits generalizados. Mais recentemente, diferentes autores vêm sugerindo que essa relação não é tão direta. No presente estudo, sete crianças, entre sete e doze anos, com diagnósticos de deficiência (visual, intelectual, física) e/ou dificuldades de aprendizagem, participaram de um projeto de capoeira. O estudo envolveu a observação de 26 aulas semanais de 45 minutos. Foram examinadas videogravações e anotações em Diário de Campo, visando o preenchimento de dois protocolos descritivos: 1- centrado na dinâmica do grupo e 2- centrado no desempenho de cada participante. A análise dos resultados permitiu visualizar envolvimento nas atividades propostas, a apropriação de conhecimentos teóricos e a execução dos gestos técnicos de acordo com as orientações, para a maioria das crianças, com diferentes níveis de aquisição. Os resultados estão em consonância com as concepções de deficiência como fenômeno complexo, e destacam a importância de um planejamento pedagógico apropriado ao perfil dos alunospt
dc.description.abstractAbstract: The diagnostic of impairment has been traditionally related to prognoses of learning difficulties and generalized deficits. More recently, different authors have asserted that this is not a direct relationship. In the present study, seven children took part on a "capoeira" project. The group comprised children seven to twelve years old, who had been diagnosed as presenting an impairment (visual, intellectual or physical impairment) and/or learning difficulties. The study involved the observation of 26 weekly classes of 45 minutes each. Video recording and field notes were analyzed, with different focuses: 1- group dynamics, and 2- performance of each participant in the activities. The analysis of the results indicated the involvement of the children in the proposed activities, the appropriation of theoretical knowledge and the execution of technical gestures, according to the corresponding orientation, for the majority of the children, with different acquisition levels. The results are in agreement with conceptions of deficiency as a complex phenomenon, and highlight the importance of a pedagogical planning which corresponds to the students' profileen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Sandro Rodrigues dos. Capoeira para crianças com necessidades educativas especiais = um estudo de caso. 2010. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000476761>. Acesso em: 30 mar. 2017.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineSaude da Criança e do Adolescentept_BR
dc.description.degreenameMestre em Saude da Criança e do Adolescentept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCoimbra, Cecilia Maria Bouçaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDuarte, Edisonpt_BR
dc.date.available2017-03-31T00:33:01Z
dc.date.available2017-07-20T12:57:35Z-
dc.date.accessioned2017-03-31T00:33:01Z
dc.date.accessioned2017-07-20T12:57:35Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/308688
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