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Type: TESE
Title: Avaliação da coordenação apendicular em escolares de dois niveis socioeconomicos distintos
Title Alternative: Evaluate fine motor skills in students of differents socioeconomic status
Author: Bobbio, Tatiana Godoy
Advisor: Barros Filho, Antonio de Azevedo, 1947-
Reis, Norair Salviano dos, 1943-
Abstract: Resumo: O Sistema Nervoso da criança é um sistema em constante transformação resultante da interação entre forças de ordem interna e externa. As habilidades motoras são o resultado final deste complexo desenvolvimento. A coordenação apendicular é uma das aquisições motoras essenciais no desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual da criança, com ele a criança consegue realizar atividades importantes como os movimentos de ¿pinça¿ e oponência do polegar indispensáveis para a escrita. Os objetivos deste trabalho foram inicialmente avaliar e comparar a coordenação apendicular de escolares da primeira série do ensino fundamental de níveis socioeconômicos distintos. Em seguida, observar os fatores associados para o desenvolvimento inadequado desta coordenação e o comportamento da dominância lateral. Foram avaliados 238 escolares: 118 da escola pública e 120 da escola privada quanto à coordenação apendicular por meio do Exame Neurológico Evolutivo. Um questionário contendo informações sobre os pais e a criança foi respondido previamente pelo responsável. As escolas foram selecionadas intencionalmente para representar os dois níveis socioeconômicos distintos pretendidos. Na análise dos dados foram utilizados para os testes de associação o teste qui-quadrado e razão de chances (odds ratio) pelo método de regressão logística univariada seguida de análise multivariada. Para comparação entre as médias foi utilizado teste de Mann-Whitney. Na escola pública foram observadas 73,3% das crianças com coordenação apendicular inadequada enquanto na escola privada apenas 22,5% (p=0,0001). As crianças da escola pública apresentaram 5,5 vezes maior chance de terem coordenação motora inadequada para a idade quando comparadas às da escola privada. Crianças que iniciaram a vida escolar após os 4 anos de idade apresentaram risco de 2,8 vezes maior de inadequação na coordenação apendicular do que as crianças que iniciaram a vida escolar antes desta idade. Quando realizada análise com as duas escolas separadamente, para identificar os fatores associados dentro de cada grupo, na escola estadual a idade de início escolar permaneceu no modelo. Sendo que as crianças que iniciaram vida escolar após 4 anos apresentaram risco 4,21 vezes maior de coordenação inadequada. Na escola privada nenhuma variável permaneceu no modelo. Quanto à dominância lateral as crianças com coordenação apendicular inadequada apresentaram mais inconstância na preferência manual (p=0,0007). Existe diferença na coordenação apendicular de crianças da primeira série do ensino fundamental de níveis socioeconômicos distintos. Os fatores socioeconômicos e a entrada tardia na escola são os que mais influenciam na coordenação apendicular

Abstract: A child¿s nervous system is a system in constant change resulting from the interaction of internal and external forces. Motor skills are the end result of this complex development. Appendicular coordination is one of the essential motor acquisitions in a child¿s neuro-psychomotor and intellectual development. With it the child is able to perform important activities such as ¿fine tweezer¿ and thumb opposition movements that are indispensable for writing. The purposes of this study were initially to evaluate and compare the appendicular coordination of elementary school first graders from differing socio-economic backgrounds. Then to observe the factors associated with the inadequate development of such coordination and the lateral dominance behavior. The evaluation involved 238 students. Out of the 238 students, 118 were from a public school and 120 came from a private school. They were evaluated as to appendicular coordination through the Evolutional Neurological Test. A questionnaire containing information on parents and child was previously responded to by the responsible parent. The schools were deliberately selected to represent the two different socioeconomic levels intended. In the data analyses for the association tests the chi-square test and the odds ratio test using the univaried logistic regression method followed by multivaried analysis were used. The Mann-Whitney test was used for comparing means. In the public school it was observed that 73.3% of the children showed inadequate appendicular coordination, while in the private school only 22.5% (p=0.0001) displayed such trait. As compared to private school children, public school children were 5.5 times more likely to have inadequate motor coordination for their age. Children who started school after 4 years of age presented a 2.8 times greater risk to have inadequate appendicular coordination than the children who started school before that age. When the children from the two schools were analyzed separately to identify the factors associated within each group, in the public school the starting school age remained within the model. The children who started school after 4 years of age presented a risk 4.21 times greater for inadequate coordination. In the private school no variable remained within the model. As to lateral dominance, children with appendicular coordination showed more inconstant manual preference (p=0.0007). There is a difference in the appendicular coordination of children in the first grade of the elementary school of different socioeconomic levels. Socioeconomic factors and a child¿s late entry in school are the factors that most influence appendicular coordination
Subject: Crianças - Desenvolvimento
Fatores socioeconômicos
Capacidade motora
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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