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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Dimorfismo sexual secundario em escolares de diferentes niveis socio-economicos de um grande centro urbano do Brasil
Author: Gamba, Eduardo Marques, 1954-
Advisor: Barros Filho, Antonio de Azevedo, 1947-
Abstract: Resumo: Objetivo-Avaliar as diferenças entre medidas antropométricas e composição corporal de meninos e meninas em idade escolar, em dois níveis socioeconômicos, definidos pelo tipo de escola freqüentado: escolas privadas e públicas dos bairros da periferia do Município de Campinas. Metodologia-Foram tomadas medidas do peso, estatura, índice de massa corporal, perímetro braquial, áreas de gordura e muscular do membro superior; a composição corporal foi avaliada por equação derivada da antropometria (Slaughter) e por análise de bioimpedância (BIA). O grau de dimorfismo foi avaliado pela equação de Pucciarelli (1993), que permite estimar o grau de diferença entre diversas variáveis com relação ao sexo. Medidos 550 meninos e 543 meninas estudantes de escolas privadas, 483 meninos e 520 meninas de escolas públicas, totalizando 2096 escolares com idades entre 7 anos e 10 anos, 11 meses e 29 dias. Resultados-Não foi observada diferença significativa no peso ou estatura entre sexos, mas as crianças de escolas privadas foram significativamente mais altas e mais pesadas aos sete e dez anos. O IMC mostrou diferença entre escolas aos sete e dez anos, com as crianças de escolas particulares apresentando médias próximas do percentil 85 da curva do CDC. A porcentagem de gordura por BIA foi maior no sexo feminino, mas quando calculada por método antropométrico não mostrou diferença significativa entre sexos aos nove e dez anos. A massa magra masculina foi maior que a feminina aos sete, nove e dez anos. As pregas cutâneas apresentaram diferenças não homogêneas. O estudo do dimorfismo sexual mostrou que o peso, IMC e massa gorda dos meninos apresentaram valores muito próximos aos das meninas. Conclusões- O aumento da gordura corporal dos meninos, principalmente de escolas privadas, levou a diminuição das diferenças dimórficas anteriormente verificadas em outros estudos. A população estudada sofreu redução do estresse nutricional, observada pela similaridade das médias de estatura e massa muscular em ambos os níveis socioeconômicos

Abstract: Objective- Evaluate the differences between anthropometric measurement and body composition of boys and girls with ages 7 to 10-years, in private and public schools located on poor neighborhoods in the city of Campinas, Brazil. Methods- Measurement of weight, height, body mass index, arm circumference, arm fat area, arm muscle area were taken, and body composition was estimated based on anthropometric methods (Slaughter equation), and on bioimpedance analysis. The grade of secondary sexual dimorphism was obtained in Pucciarelli¿s equation, which allows estimating the degree of difference between many variables in relation to sex. Results- Were observed no significant differences between weight, height or body mass index in relation to sex, but children of private schools were significantly higher and heavier with seven and ten years old. The BMI showed difference between schools in the ages of seven and ten years, with children of private schools means near the 85th percentile of CDC¿s curve, which suggests an overweight situation. The lean body mass of boys was bigger than female¿s by 7, 9 and 10 years old children. Skinfold showed no conclusive differences between males and females. Sexual dimorphism showed that boy¿s weight, BMI and fat mass were very close to girl¿s, with reduction of dimorphism¿s grade. Conclusion- The increase of boy¿s body fat reduced the dimorphic differences observed on previous papers. Campinas students had suffered less nutricional stress than in the past, based on height and lean body mass similarities of two socioeconomic levels
Subject: Composição corporal
Sexo - Diferenças
Crescimento
Antropometria
Impedância (Eletricidade)
Bem-estar da criança
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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