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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estado nutricional, estilo de vida, condições de saúde e qualidade de vida de professoras do ensino fundamental I = Nutritional status, lifestyle, health and quality of life of elementary school teachers
Title Alternative: Nutritional status, lifestyle, health and quality of life of elementary school teachers
Author: Pereira, Helen Rose Camargo, 1980-
Advisor: Barros Filho, Antonio de Azevedo, 1947-
Abstract: Resumo: A promoção da saúde nas escolas inclui ações de prevenção e combate à obesidade, tema premente nas políticas de saúde pública atuais no Brasil e no mundo. O professor é inserido neste contexto tanto como um importante agente de transformação social, quanto como alvo dessas ações, o que remete à reflexão sobre o seu estilo de vida e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho foi determinar a prevalência do excesso de peso e dos fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade e das doenças cardiovasculares, além avaliar o impacto do estado nutricional na qualidade de vida relacionada à saúde de professoras do ensino fundamental. Foi realizado um estudo descritivo transversal nas escolas públicas estaduais de Sorocaba, Estado de São Paulo. A coleta de dados foi composta por questionário autoaplicativo para obtenção de informações demográficas, de estilo de vida, de saúde e de qualidade de vida, esta avaliada por uso do questionário SF-36v2. Foi realizada avaliação do estado nutricional (peso aferido e estatura referida) e analisada segundo critérios da OMS (1997). O estilo de vida foi avaliado segundo método proposto pelo Vigitel 2010. Para análise comparativa, as variáveis foram apresentadas segundo estado nutricional, idade, tempo de trabalho e período de trabalho. Foram utilizados o teste qui-quadrado ou o exato de Fisher, o teste t para amostras independentes e o teste de correlação de Pearson. Considerou-se estatisticamente significante, valores de p<0,05. A amostra (n=274) foi composta por mulheres com 46,6±0,5anos, com mais de 20 anos de magistério (65%) e que trabalhavam em 1 período (58%), manhã ou tarde. Os fatores de risco mais prevalentes foram o excesso de peso (70%) e a prática insuficiente de atividade física no tempo livre (90%). O Domínio Mental se mostrou prejudicado em todas as professoras, e a Capacidade Funcional foi maior entre as eutróficas (p=0,044). Ocorreu correlação negativa e baixa entre a Capacidade Funcional e IMC, e idade. Em conclusão, os resultados apontaram alta prevalência de excesso de peso e de comportamentos de risco cardiovascular em professoras do ensino fundamental I, independente do estado nutricional, idade ou carga horária de trabalho na escola. A qualidade de vida mostrou um comprometimento global, principalmente nos fatores psicológicos. O estado nutricional não interfere nas dimensões e domínios de qualidade de vida relacionada à saúde, com exceção da Capacidade Funcional e do Componente Físico

Abstract: Health promotion in schools includes prevention and combating obesity, important theme in the current public health policies in Brazil and worldwide. Teacher is both an important agent of social transformation, as well as target for these actions, which leads to reflection on their lifestyle and quality of life. The aim of this paper is to determine the prevalence of overweight and risk factors for developing obesity and cardiovascular disease among elementary school teachers and evaluate the impact of nutritional status on health-related quality of life. A cross-sectional study was conducted among teachers from public schools of Sorocaba, a large city in the interior of São Paulo State, Brazil. A self-administered questionnaire was applied to obtain demographic, lifestyle, health and health related quality of life data. Nutritional status was assessed by measured weight and self-reported height, and World Health Organization (1997) cut-off points were adopted to divide teachers into normal weight and overweight groups. Lifestyle was characterized according to Vigitel 2010. Health related quality of life was assessed by using SF-36v2. For comparative analysis, variables were presented according to nutritional status, age, years of teaching and working period. Chi-square test, Fisher¿s exact test, Student's t test and Pearson¿s correlation was performed, considered statistically significant p?0.05. The sample presented 46.6±0,5 years old; ?20 years of teaching (65%) and worked in one period of the day (58%). The most prevalent risk factors were overweight (70%) and insufficient physical activity during leisure time (90%). The association between regular physical activity occurred for teachers aged ?44 years (p = 0.001; ?2 = 10.52). In conclusion, the results shown high prevalence rate of overweight and cardiovascular risk behaviors among elementary school teachers, regardless of nutritional status, age or period of work. The health related quality of life score showed an overall impairment in different aspects that encompass the quality of life, especially for mental health. Nutritional status does not affect the dimensions and domains of health related quality of life of teachers, with the exception of Physical Functioning and Physical Domain
Subject: Professores
Estado nutricional
Estilo de vida
Qualidade de vida
Professores de ensino fundamental
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Helen Rose Camargo. Estado nutricional, estilo de vida, condições de saúde e qualidade de vida de professoras do ensino fundamental I = Nutritional status, lifestyle, health and quality of life of elementary school teachers. 2015. 1 recurso online (107 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/308298>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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