Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307582
Type: TESE DIGITAL
Title: Aplicações da teoria da decisão e probabilidade subjetiva em sala de aula do ensino médio
Title Alternative: Applications of decision theory and subjective probability in high school classroom
Author: Moreira, Andréa de Paula Machado, 1976-
Advisor: Rifo, Laura Leticia Ramos, 1970-
Abstract: Resumo: Este estudo consiste em explorar probabilidade com suas diferentes abordagens e introduzir no ensino médio conceitos de probabilidade subjetiva e teoria da decisão. Tem por objetivo salientar a importância do ensino de probabilidade, tópico utilizado em diversas áreas, como medicina, engenharia, administração entre outras. Sabe-se que esse tema, infelizmente, é pouco visto no ensino fundamental e médio. Os livros didáticos e apostilas, na maioria das vezes, apresentam somente probabilidade clássica. A abordagem da probabilidade subjetiva e da teoria da decisão é feita através de atividades práticas, levando os alunos à reflexão e novos questionamentos. Propõe-se também interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. É um trabalho inovador e desafiador, já que probabilidade subjetiva e teoria da decisão não são assuntos do currículo de Matemática para o ensino médio. Espera-se que este material sirva de apoio para professores que acreditam que devem ir além dos conteúdos propostos pelo currículo comum e valorizam a formação integral de seus alunos

Abstract: This study consists in exploring probability with its different approaches, introducing in the high schools the concept of subjective probability, a main topic in several areas, such as medicine, engineering, management among others. The textbooks and handouts, mostly of the times, show only the classical probability. The subjective approach of probability and theory of decision is made through practical, activities, leading the students to reflexion and new questions. They deal also with interdisciplinarity with other areas of knowledge. It is an innovative and challenging work, since subjective probability and theory of decision are not subjects of the mathematics curriculum in high school. It is expected that this material can be helpful for supporting teachers who believe they must go beyond the contents proposed by the usual curriculum and consider the integral formation of their students
Subject: Probabilidades
Probabilidades - Estudo e ensino (Ensino medio)
Probabilidade subjetiva
Decisão estatística
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Moreira_AndreadePaulaMachado_M.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.