Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307183
Type: TESE
Title: Analise do desempenho dos alunos da UNICAMP do vestibular a conclusão do curso utilizando U-Estatisticas
Title Alternative: Analysis of the students performance at UNICAMP from entrance to conclusion using U-Statistics
Author: Maia, Rafael Pimentel
Advisor: Pinheiro, Hildete Prisco, 1966-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho é propor novas metodologias para avaliar o desempenho dos alunos da UNICAMP, do ingresso à conclusão do curso. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários Sócio-Culturais aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares (COMVEST) na inscrição do vestibular e informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica (DAC) da UNICAMP. Estes se referem às informações de todos os alunos ingressantes nos anos de 1997 a 2000. São propostas duas metodologias, uma com base na variável denominada "ganho relativo" sugerido por Dachs e Maia (2006) e a segunda utilizando as notas de todas as disciplinas cursadas pelos alunos durante a graduação. Essas novas metodologias baseiam-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-Estatísticas. São propostos testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos de grupos distintos (alunos oriundos de escola pública ou privada, por exemplo). Aspectos teóricos de U-Estatística e medidas de diversidade também são apresentados. Para a primeira metodologia foram feitas duas abordagens: paramétrica e não paramétrica, enquanto que para a segunda, apenas a abordagem não paramétrica foi explorada. Na abordagem paramétrica as estimativas são feitas por máxima verossimilhança e na não paramétrica foi utilizado o método de re-amostragem por jackknafe para se obter as estimativas das variâncias. Todas as aplicações utilizaram os dados dos alunos ingressantes

Abstract: The main interest of this work is to propose new methods to evaluate the performances of the students at UNICAMP from admission to graduation. The data was obtained from questionnaires applied by the University Commission of admission's exam (COMVEST) during registration of the exam and academic informations provided by the Directory of Academic Studies (DAC). The data refer to information with respect to all the students enrolled in the University from 1997 to 2000. We propose two methods: one based on the variable "relative gain"(Dachs and Maia, 2006) and the other method uses information about the grades of all courses attended by the students during their undergraduate studies. These new methods are based on diversity measures proposed by Rao (1982) and the use of U-Statistics. Homogeneity tests are proposed to evaluate differences in the performance of the students according to different socio-economic groups. For the first method, we have two approaches: a parametric and a nonparametric analysis. For the second method, only a nonparametric analysis was done. In the parametric analysis, a Maximum Likelihood Estimation procedure is used and in the nonparametric analysis, resampling methods such as jackknife was used to obtain the estimates of the variances and confidence intervals. All the applications use the data of the enrolled students
Subject: Programas de ação afirmativa
Desempenho acadêmico
Medidas de diversidade
Estatística não paramétrica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maia_RafaelPimentel_M.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.