Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Francisco de Assis Magalhães Gomes Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 56 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleNova superfície paramétrica e algoritmo de renderizaçãopt_BR
dc.title.alternativeNew parametric surface and rendering algorithmpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Faister Cabrera, 1990-pt_BR
dc.contributor.advisorGomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Matemática Aplicadapt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectCurvas em superfíciespt_BR
dc.subjectInterpolaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageComputer graphicsen
dc.subject.otherlanguageCurves on surfacesen
dc.subject.otherlanguageInterpolationen
dc.description.abstractResumo: O principal foco da Computação Gráfica é o armazenamento e renderização de objetos tridimensionais computacionalmente. Objetos reais são modelados e apresentados visualmente para os usuários. Esse processo de geração da imagem a ser exibida para o usuário é chamado de renderização. Existem vários modelos que podem ser utilizados, com suas vantagens e desvantagens, e vários métodos para renderizar tais modelos. No trabalho atual um novo modelo de superfícies curvas paramétricas é introduzido juntamente com um algoritmo de renderização que, diferentemente dos algoritmos para os modelos de superfícies curvas paramétricas atuais, não depende de métodos numéricos e aproximações, sendo capaz de identificar intersecções entre um raio e a superfície com um número constante de operações. Durante o desenvolvimento do modelo proposto foram utilizadas a função de interpolação de Hermite e uma função de interpolação quadrática em partes muito pouco explorada na literatura, com comparações entre ambas. A função quadrática em partes possibilitou que o algoritmo proposto fosse executado em tempo constante ao reduzir a ordem das equações envolvidas no problema, o que não foi possível com a interpolação de Hermite. Por fim, restrições do algoritmo proposto foram analisadas e possíveis novas linhas de pesquisa foram levantadas para tentar eliminá-las. Um programa que implementa o algoritmo proposto também foi codificado, e alguns objetos foram modelados usando a superfície propostapt
dc.description.abstractAbstract: Computer graphic's main goal is to store and render tridimensional objects computationally. Real objects are modeled and presented visually to the user. This proccess of generating the image to be shown to the user is called "rendering". There are many models that can be used, with advantages and disadvantages, and many methods to render such models. In the present work a novel model of curved parametric surfaces is introduced along with a rendering algorithm that, unlike current methods, doesn't deppend on numerical methods, being able to identify ray/surface intersections with a constant number of operations. During the research, the Hermite interpolation was used, as well as a partitioned quadratic interpolation with almost no presence in the literature. The quadratic function has allowed the proposed algorithm to run in constant time by reducing the order of equations involved in the problem, something that was not possible with the Hermite interpolation. At last, the proposed algorithm's restrictions were analysed and possible new lines of research were suggested to try and remove such restrictions. A program that implements the proposed algorithm was also coded, and some objects were modeled using the proposed surfaceen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Faister Cabrera. Nova superfície paramétrica e algoritmo de renderização. 2016. 1 recurso online ( 56 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/307116>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMatematica Aplicadapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Matemática Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameStolfi, Jorgept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCorrea, Maicon Ribeiropt_BR
dc.date.available2018-08-30T09:02:23Z-
dc.date.accessioned2018-08-30T09:02:23Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T09:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalho_FaisterCabrera_M.pdf: 5316682 bytes, checksum: db095b24a6ce0dfe2bdebf00f9115c74 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/307116-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_FaisterCabrera_M.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.