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Type: TESE DIGITAL
Title: Nova superfície paramétrica e algoritmo de renderização
Title Alternative: New parametric surface and rendering algorithm
Author: Carvalho, Faister Cabrera, 1990-
Advisor: Gomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964-
Neto, Francisco de Assis Magalhães Gomes
Abstract: Resumo: O principal foco da Computação Gráfica é o armazenamento e renderização de objetos tridimensionais computacionalmente. Objetos reais são modelados e apresentados visualmente para os usuários. Esse processo de geração da imagem a ser exibida para o usuário é chamado de renderização. Existem vários modelos que podem ser utilizados, com suas vantagens e desvantagens, e vários métodos para renderizar tais modelos. No trabalho atual um novo modelo de superfícies curvas paramétricas é introduzido juntamente com um algoritmo de renderização que, diferentemente dos algoritmos para os modelos de superfícies curvas paramétricas atuais, não depende de métodos numéricos e aproximações, sendo capaz de identificar intersecções entre um raio e a superfície com um número constante de operações. Durante o desenvolvimento do modelo proposto foram utilizadas a função de interpolação de Hermite e uma função de interpolação quadrática em partes muito pouco explorada na literatura, com comparações entre ambas. A função quadrática em partes possibilitou que o algoritmo proposto fosse executado em tempo constante ao reduzir a ordem das equações envolvidas no problema, o que não foi possível com a interpolação de Hermite. Por fim, restrições do algoritmo proposto foram analisadas e possíveis novas linhas de pesquisa foram levantadas para tentar eliminá-las. Um programa que implementa o algoritmo proposto também foi codificado, e alguns objetos foram modelados usando a superfície proposta

Abstract: Computer graphic's main goal is to store and render tridimensional objects computationally. Real objects are modeled and presented visually to the user. This proccess of generating the image to be shown to the user is called "rendering". There are many models that can be used, with advantages and disadvantages, and many methods to render such models. In the present work a novel model of curved parametric surfaces is introduced along with a rendering algorithm that, unlike current methods, doesn't deppend on numerical methods, being able to identify ray/surface intersections with a constant number of operations. During the research, the Hermite interpolation was used, as well as a partitioned quadratic interpolation with almost no presence in the literature. The quadratic function has allowed the proposed algorithm to run in constant time by reducing the order of equations involved in the problem, something that was not possible with the Hermite interpolation. At last, the proposed algorithm's restrictions were analysed and possible new lines of research were suggested to try and remove such restrictions. A program that implements the proposed algorithm was also coded, and some objects were modeled using the proposed surface
Subject: Computação gráfica
Curvas em superfícies
Interpolação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

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