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Type: TESE
Title: Teoria de resposta ao item : uma aplicação do modelo de credito parcial de Masters
Author: Melem, Vanderli Marino
Advisor: Charnet, Eugenia Maria Reginato, 1949-
Charnet, Eugenia M. Reginato
Abstract: Resumo: Um dos probIemas enfrentados por profissionais que corrigem um exame (ou teste) é a dificuldade em atribuir um escore a um indivíduo. É conhecido que dois indivíduos que obtém o mesmo escore em um teste podem não ter a mesma habilidade em relação a variável latente sendo medida pelo teste. A Teoria de Resposta ao Item fornece modelos para estudar, entre outras coisas, as diferentes categorias de resposta envolvidas em um item e, a habilidade do indivíduo sendo medida pelo teste. Alguns dos modelos propostos são os dicotômicos (Rasch, 1980), politômicos (Samejima, 1969, 1972) e contínuos (Samejima, 1969). Neles se incluem parâmetros do item e do indivíduo que servem para medir fundamentalmente a dificuldade do item e o poder de discriminação do item e, a habilidade dos indivíduos em relação a variável latente sendo medida pelo teste. Como a quantidade de parâmetros a serem estimados depende do número de itens e de indivíduos envolvidos no teste, é necessário utilizar métodos iterativos para sua estimação. Uma aplicação dessa teoria foi realizada utilizando o modelo politômico de crédito parcial de Masters ( Masters , 1982) na prova de inglês do Vestibular/97 da UNICAMP.

Abstract: Not informed.
Subject: Estimativa de parâmetro
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

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