Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306767
Type: TESE
Title: A gestão da qualidade e o processo de informatização norteando as mudanças organizacionais para atingir a qualidade total
Author: Campos, Eneida Rached, 1960-
Advisor: Petenate, Ademir José, 1950-
Abstract: Resumo: Ao longo de toda a sua existência, o homem vem relatando fatos reais e imaginários de forma oral, escrita e, na atualidade, através da utilização de computadores. Assim, as informações que um documento registra ou um computador armazena nada mais são do que relatos de fatos. A qualidade das informações depende substancialmente desses relatos, desde a ferramenta usada para registrá-los até o nível de consciência dos rei atores. Neste contexto, a Ciência da Computação vem gerando tecnologias de informação cada vez mais avançadas e a Gestão da Qualidade, permitindo que os profissionais das organizações alcancem níveis surpreendentes de consciência. Este trabalho propõe uma estratégia para ser adotada pelo Programa de Qualidade da organização; nela, a Ciência da Computação e a Gestão da Qualidade, se justapõem, a fim de alavancar as mudanças necessárias para os processos atingirem a Qualidade Total. O Sistema de Informação criado a partir do Programa de Qualidade contará com o comprometimento dos usuários, já que esses estarão implantando todas as mudanças para melhoria de seu processo, e não apenas as relacionadas com a informatização. A estratégia, além de propor que a informatização do processo torne-se um dos produtos do seu Programa de Qualidade, também propõe pontos do próprio Programa de Qualidade que, se informatizados, trarão benefícios para a comunicação organizacional.

Abstract: Throughout his whole existence, man has been reporting real and imaginary facts though oral and written means and, more recently, through the use of computers. Thus, information registered in a document or stored in a computer are nothing more than reports of facts. The quality of the information depends substantially on these reports, from the tool used for registering them to the reporters' level of consciousness. In this context, Computer Science has been generating information technologies more and more advanced and Total Quality Management allows the professional's staff of the organizations to achieve surprising levels of consciousness. This work proposes a strategy to be adopted by the Quality Program where both, Computer Science and Total Qualtity Management, are juxtaposed in order to lever up the necessary changes for the processes to attain a Total Quality. The Information System created from the Quality Program will count on the commitment of the users, once they will be implanting ali the changes required for improving their processes and not only the changes related to computerization. This strategy, besides proposing that the computerization of a process becomes one of the products of its Quality Program, also suggests points in the Quality'Program that, if computerized, will bring benefits to the organizational communication.
Subject: Gestão da qualidade total
Informática
Sistemas de informação gerencial
Desenvolvimento organizacional
Sistemas de suporte de decisão
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Campos_EneidaRached_M.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.