Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306647
Type: TESE
Title: Um modelo de metodologia operatoria como alternativa para a melhoria do ensino de matematica do 1o.grau
Author: Vila, Maria do Carmo
Advisor: D'Ambrosio, Ubiratan, 1932-
Abstract: Resumo: A Matemática é atualmente tida, para uma grande maioria de pessoas, como uma ciência difícil, complexa e accessível apenas a umas poucas mentes privilegiadas. Por isso mesmo, essas pessoas sentem uma surpreendente admiração pelos profissionais da área e confessam, publicamente, o desgosto pelo pouco que aprenderam sobre essa disciplina durante a vida escolar. Por que se aprende tão pouco sobre a Matemática? Por que tantas pessoas odeiam essa disciplina? Procurando uma resposta para tais perguntas, verificamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos matemáticos surgem desde os primeiros contatos com o estudo da disciplina. A busca de uma solução para esse problema nos levou à construção de um modelo operatório de metodologia de Matemática para as séries iniciais do 1º Grau e à construção de materiais didáticos que possibilitassem aos professores a sua aplicação em sala de aula. O modelo e os materiais elaborados foram aplicados durante 4 anos no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais e, nesse período, foram oferecidos cursos de treinamento para professores do Estado. O presente estudo descreve e analisa as opiniões de alunos e professores sobre o modelo de metodologia vivenciado e sobre os materiais didáticos utilizados.

Abstract: Not informed.
Subject: Matematica - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1982
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vila_MariadoCarmo_M.pdf4.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.