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Type: TESE
Title: Organização de aprendizagem : um estudo sobre sua aplicabilidade em uma organização do setor publico
Author: Hassounah, Jamil
Advisor: Petenate, Ademir José, 1950-
Abstract: Resumo: Na medida em que organizações de aprendizagem se caracterizam como sendo lugares onde as pessoas aumentam continuamente sua capacidade de criar resultados verdadeiramente desejados, onde novas maneiras de se raciocinar são nutridas, onde a aspiração coletiva se estabelece sem limites e onde as pessoas aprendem de maneira contínua a aprender em conjunto(*), uma questão que surge naturalmente se refere à relação entre os conceitos de organização de aprendizagem e os de qualidade total. O objetivo desta dissertação de tese é, portanto, o de avaliar a introdução de um programa de melhoria da qualidade em um órgão do setor público, tendo como base de análise o conceito de organização de aprendizagem e a metodologia correspondente de Peter Senge. Como parte integrante da teoria de sustentação utilizada durante o trabalho de campo, faz-se inicialmente uma revisão de metodologias para a solução de problemas (Racional, Six Thinking Hats, Finding Y our 15% e Raciocínio Sistêmico), das Cinco Disciplinas de Peter Senge (Raciocínio Sistêmico, Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Aprendiz~gem em Equipe) e das características do Setor Público em comparação às do Setor Privado. O trabalho de campo foi desenvolvido junto à Secretaria de Saúde do município de Campinas, São Paulo durante o período de outubro de 1993 a julho de 1994. O autor, enquanto membro da equipe de trabalho, participou na função de consultor externo da qualidade sob orientação de professores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ao mesmo tempo em que se utilizou de pesquisa observacional para avaliar o comportamento organizacional da Secretaria de Saúde durante a implementação de iniciativas voltadas para a qualidade total e, então, compará-lo às características de uma organização de aprendizagem. Durante o período observado, a Secretaria de Saúde estabeleceu inicialmente uma equipe executiva (Núcleo Integrado de Gestão de Qualidade - NIGQ) voltada para a implantação de processos de melhoria contínua da qualidade de assistência à Saúde. Suas funções eram a de atuar como agente de mudança, estimular a formação de fóruns de discussão, apontar conhecimentos técnicos, avaliar resultados e dar suporte à alta administração para a tomada de decisões. Em seguida, dando prosseguimento ao programa, o NIGQ elaborou a Visão e Missão da Secretaria Municipal de Saúde, identificou 17 propostas de projetos para a melhoria da qualidade, selecionou uma destas propostas como projeto-piloto e o desenvolveu através de trabalho em equipe rumo a melhores níveis de desempenho operacional. Como conclusão, constatou-se que as condições necessárias para se desenvolver a Secretaria de Saúde do município de Campinas sob o enfoque de uma organização de aprendizagem estavam claramente presentes. Adicionalmente, áreas que requerem atenção especial por parte da gerência executiva também foram identificadas, assim como sugestões para estudos futuros.

Abstract: While learning organizations are characterized as being organizations where people continually expand their capacity to create the results they truly desire, where new andexpansive patterns of thinking are nurtured, where col/ective aspiration is set free, and where people are continual/y learning how to learn together(*), one natural question that comes up deals with the relationship between learning organizations and total quality management. Therefore, the objective of this thesis dissertation is to assess the implementation of a quality improvement program by an organization from the Public Sector, based on the concept of learning organization and the corresponding Peter Senge's methodology. As part of the theory that has been used during the development of the field study, problem solving methodologies (Rational, Six Thinking Hats, Finding Your 15% and Systems Thinking) are initially reviewed, as well as Peter Senge's Five Disciplines (Systems Thinking, Personal Mastery, Mental Models, Shared Vision and Team Learning) and the Public Sector characteristics in comparison to the Private Sector ones. The field study has been developed in partnership with the Health Care Department of the city of Campinas, São Paulo from October 1993 to July 1994. The author, as a member of the working group, acted in the role of an external quality consultant under the orientation of Professors from the São Paulo State University at Campinas (UNICAMP) and made use of observational research to assess the organizational behaviour of the Health Care Departtment during the implementation of total quality initiatives in comparison to the learning organization characteristics. Over the duration of the field study, the Health Care Department established an executive team (Integrated Center for Quality Management - NIGQ) driven towards the implementation of continuous quality improvement processes on public medical services. It was intended to function technical concepts, to evaluate results and to provide top management with support for the process of decision making. Also, the NIGQ developed Vision and Mission statements for the municipal Health Care Department, identified 17 potential quality improvement projects, selected one of those proposals as a pilot-project and carried it out through team work towards higher levels of operational performance. As a conclusion, it was observed that all required aspects for the development of the Health Care Department as a learning organization were in place. Furthermore, areas of concern were identified, as well as suggestions for future research studies.
Subject: Desenvolvimento organizacional
Gestão da qualidade total
Setor público
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

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