Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306572
Type: TESE
Title: O ensino de ciencias em Macapa : diagnostico de situação e alternativas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem
Author: Farias, Antonio Carlos da Silva
Advisor: Lorenzato, Sergio, 1936-
Lorenzato, Sergio A.
Abstract: Resumo: Este trabalho consiste numa análise da atual situação do ensino de Ciências na cidade de Macapá nas oito séries do Ensino de Primeiro Grau, seguida da análise da proposta curricular e finalmente montagem de um laboratório de ensino aprendizagem, cuja meta principal será a produção de material didático concreto para experiências no ensino de ciências a ser utilizado em salas de aula. Para a obtenção de recursos materiais, humanos e financeiros que facilitassem este trabalho foram feitos inúmeros contatos com a Secretaria de Educação e Cultura do Território, porém todos inúteis. Destarte fornos obrigados a nos autofinanciar em tal empreendimento dai nosso trabalho ter sofrido alteração em seu cronograma. Foi constituída urna equipe de colaboradores sob nossa coordenação. Inicialmente fizemos o levantamento do número de escolas de 19 Grau existentes na zona urbana de Macapá e, das 33 existentes, elegemos, por distribuição geográfica, 70% delas corno amostra para pesquisa inicial. Procedeu-se então a elaboração dos instrumentos de coleta de dados, os quais, após testados, foram aplicados nas 23 escolas escolhidas. Assim foram preenchidos 94 questionários e realizadas 10 entrevistas. Uma vez tabulados esses resultados, sua análise propiciou a caracterização da atual situação do ensino de ciências na cidade de Macapá. Isto. por si só deverá provocar tomadas de decisão que elevem a escola a assumir uma posição mais eficiente nos métodos de ensinar ciências, o que consequentemente nos dá subsídios suficientes para continuar este trabalho, propondo que em sua 2ª etapa seja implantado um laboratório de ensino- aprendizagem. Acreditamos com isso estar contribuindo para a melhoria do ensino de ciências principalmente em seus aspectos práticos e criativos.

Abstract: Not informed.
Subject: Ciencias (Ensino de primeiro grau)
Ciencias (Primeiro grau) - Macapá (AP) - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1981
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Farias_AntonioCarlosdaSilva_M.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.