Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/306165
Type: TESE
Title: O orientador de aprendizagem na telessala : sua caracterização, seus efeitos
Author: Machado, Heloisa Jose Coelho
Advisor: La Puente, Miguel de
Puente, Miguel de la, 1934-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa realizou-se em são Luis do Maranhão. Sua população constituiu-se da clientela do CEMA (Centro Educacional do Maranhão), tomando--se como sujeitos telealunos da 8ª série, das bases de recepção situadas nos bairros de Fátima, Vila Palmeira e COHAB.Trata-se de uma pesquisa através da qual a autora, utilizando o referencial teórico do Ensino Centrado no Estudante de Carl R. Rogers, objetiva uma compreensão mais clara do que é esperado do Orientador de Aprendizagem do CEMA, com vistas a uma operacionalização mais eficiente do seu desempenho. Para tanto, constituiu se uma amostra de 450 sujeitos. A cada sujeito foi solicitado que escolhesse e caracterizasse respectivamente o melhor e o pior orientador de Aprendizagem, dentre todos que teve. Esses relatos dos sujeitos possibilitaram um conhecimento das percepções do telealunos com relação ao Orientador de Aprendizagem. Seus dados, depois de analisados estatisticamente e interpretados à luz da teoria rogeriana, permitiram a constatação de que existe relação entre as características do bom Orientador de Aprendizagem do CEMA, na opinião do telealunos, e os postulados teóricos do Ensino Centrado no Estudante. são elaboradas conclusões e propostas da pesquisa realizada

Abstract: Not informed
Subject: Orientadores educacionais
Psicologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1983
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Machado_HeloisaJoseCoelho_M.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.