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Type: TESE
Title: Os sistemas de incentivo e de compensação de desempenho : um estudo em empresa vecendora do premio nacional da qualidade
Author: Andrade, Maria Beatriz Bianchi
Advisor: Taurino, Maria do Socorro
Abstract: Resumo: A questão do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, que envolve motivação, satisfação, bem-estar e, conseqüentemente a compensação pelos desempenhos alcançados tem se constituído numa das preocupações dos administradores atuais. De fato, o envolvimento e a estimulação da força de trabalho, bem como os mecanismos de compensação de desempenho assumem importância como um dos fatores determinantes do sucesso de uma organização. Dentro desse contexto, surge a discussão sobre o direcionamento dado pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) para essas questões. Nesse sentido, esta dissertação apresenta os resultados dos principais programas desenvolvidos para atender aos requisitos do PNQ, bem como avalia em que medida essas iniciativas estão fundamentadas em teorias da motivação e princípios da Qualidade: Em suma, analisa se a adoção dos critérios do PNQ tem levado as empresas a desenvolver práticas eficazes de incentivo e compensação de desempenho dos funcionários. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, utilizando-se, como estudo de caso, uma empresa vencedora do PNQ. Adicionalmente, com vistas a embasar o estudo, este trabalho apresenta uma análise das principais aplicações das teorias da motivação no ambiente empresarial, bem como a maneira pela qual a motivação é vista pelas principais escolas de administração. Apresenta, ainda, o posicionamento das principais correntes da Qualidade, no que diz respeito a essas questões e a forma como o PNQ examina os esforços para se construir e manter um ambiente de trabalho capaz de atrair e reter profissionais competentes, além de reconhecer as contribuições individuais e em equipes.

Abstract: The issue of the people's behavior at work, which involves their motivation, satisfaction, well-being and, consequently the compensation for their performances has been constituting one of the current administrators' concerns. In fact, the involvement and encouragement of the work force, as well as the mechanisms of compensating performance assume importance as a decisive factor for the success of an organization. Along these lines, the discussion on how the National Quality Award (PNQ) leads those subjects arises. us, this dissertation intends not only to present the results of the main programmes developed to meet the PNQ requirements, but also to evaluate in which measure those initiatives are based on motivation theories and on Quality principles. In short, to analyze whether the adoption of PNQ criteria has been leading the companies to develop incentive and performance compensation effective practices: To attain those goals, a qualitative research which takes a PNQ winner company as a case study - was accomplished. In addititon, with views of basing the study, this work presents an analysis of the main motivation theories applications in the managerial environment, as well as the way the main administration schools consider the motivation. It still presents the main Quality approaches on that issues and how the PNQ checks the efforts to develop and maintain a work environment that is able to attract and retain competent professionals and also recognizes individual and team contributions.
Subject: Incentivo (Psicologia)
Reconhecimento (Psicologia)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

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