Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305997
Type: TESE
Title: Funções no 1º ano do ensino médio
Title Alternative: Functions in the 1st year of high school
Author: Cruz, Paulo Henrique Correia Araújo da, 1983-
Advisor: Gomide, Anamaria, 1949-
Abstract: Resumo: Tornar o ensino dos conteúdos de matemática significativo para os alunos do Ensino Médio é um dos desafios que os atuais professores brasileiros tem enfrentado durante suas aulas. Diante disso, considerando que a matemática é uma ciência de observação e abstração e que as funções reais fazem parte do currículo de matemática do 1º ano do Ensino Médio, propomos como metodologia de ensino a abordagem das principais funções reais ¿ afim, quadrática, exponencial, logarítmica ¿ e suas respectivas representações gráficas a partir de situações-problema do cotidiano. Posteriormente a identificação de qual expressão se adequa à situação, discutimos as principais características dessa função e como elas se relacionam com o cotidiano descrito. Além disso, apresentamos alguns exercícios inéditos e de processos de seleção universitária, que tanto exemplificam qual tipo de questão pode ser usada como avaliação, como demonstram o alinhamento deste método com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal avaliação do governo federal deste segmento da educação básica. Por fim, discutimos uma importante função real presente nas ciências biológicas, a equação logística. Após relembrar historicamente como ocorreu sua conceituação aplicamos a metodologia proposta apresentando a expressão a partir de situações-problema. Feito isto, analisamos as possíveis variações gráficas e o que cada um significa do ponto de vista prático

Abstract: Make the teaching of significant Mathematical content for High School students is one of the challenges that the current Brazilian teachers have faced during their classes. Therefore, considering that Mathematics is a science of observation and abstraction and the real functions are part of the Mathematics curriculum of the 1st year of High School, we propose as a teaching methodology addressing the major real functions - linear, quadratic, exponential, logarithmic - and their graphical representations from everyday problem situations. Later determining which expression suits the situation, we discuss the main features of this function and how they relate to the described daily. In addition, we present some exercises, unpublished and university selection processes that both exemplify the kind of question can be used as evaluation, as demonstrated alignment of this method with the National Secondary Education Examination (Enem), the main assessment of the federal government this segment of basic education. Finally, we discuss an important real function present in the Biological Sciences, the logistic equation. After recall occurred historically as its conceptualization apply the proposed methodology showing the expression from problem situations. This done, we analyze the possible graphical variations and what each means from a practical point of view
Subject: Matemática (Ensino médio)
Funções (Matemática) - Problemas, exercícios, etc.
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cruz_PauloHenriqueCorreiaAraujoda_M.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.