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Type: TESE
Title: Qualidade total : proposta de um metodo para escolha da estrategia de implantação
Author: Simões, Jose Renato Arroyo
Advisor: Folledo, Manuel, 1939-
Abstract: Resumo: A Qualidade foi implantada no Japão, começando no topo da hierarquia das empresas, estendendo-se para os níveis imediatamente subordinados até que todos passassem a comungar da idéia. Esta estratégia ficou conhecida como Top-Down. Quando a implantação foi tentada em outros países, a adoção de outras estratégias se fez necessária. Essas novas opções surgiram das particularidades da cultura ocidental e características organizacionais de cada empresa. Criou-se, assim, um leque de opções que passou a requerer um conjunto de critérios para distinguir umas das outras. Não existindo esses critérios, a escolha tem sido feita por projeção de sucessos obtidos em organizações que, no entender dos implantadores, apresentam algum grau de similaridade com a empresa alvo da mudança. O número de fracassos tem sido elevado. Através da caracterização da implantação da Qualidade como uma mudança cultural, e da organização empresarial como um sistema complexo, desenvolveu-se um estudo em que se procurou identificar os principais pontos de concentração de forças persuasivas. O objetivo foi chegar àqueles com maior potencial para dar início a um processo de mudança cultural que se sustentasse no tempo. Das principais forças de persuasão presentes em uma organização, concluiu-se que, dada a natureza da mudança, a mais efetiva é a da autoridade pois é a única a fazer com que aquele que recebe uma comunicação aceite-a como norma de conduta. Analisando as trocas ocorridas nos cargos de chefia, o estudo desenvolvido recomenda que se destaque aqueles cargos que, pelas mais variadas razões, têm uma menor rotatividade de pessoas. Por serem mais estáveis ao longo do tempo, agregaram um maior potencial para o desenvolvimento da autoridade e para a transmissão dos novos valores organizacionais. O método proposto descreve os passos a serem seguidos para que, dada uma organização qualquer, seja identificado o nível organizacional de maior estabilidade. De posse desta informação, escolhe-se a estratégia mais adequada para aquela empresa em particular.

Abstract: Quality was implemented in Japan starting in the top position of enterprises and then flowing down to levels immediate underneath, so that the whole staff would then share the same idea. Such strategy became known as Top-Down. Due to cultural particularities in western countries and to organizational characteristics of each enterprise, it was necessary to adopt other strategies to make the implementation of quality possible in these countries. An array of options was then created. As a consequence, it became necessary to have a set of criteria to make it possible to select the best option to be implemented. Because there aren't such criteria, the choice has been made based on the projection of proven sucesses in organizations presenting certain similarities with the enterprises to be subjected to changes. There has been a lot of failures. At first, the implementation of quality was characterized as a cultural change, and the enterprises as complex systems. A study to identify the main points of concentration of persuasing forces was then carried out. The objective was to get to points with higher potential to start a process of cultural change. Among the main persuasive forces present in an organization, the most effective one is the authoritative power. It is the only force that can make a communication to be accepted as a norm of behavior. After analyzing the turn-over in charge of command, the study recommends to put in to evidence the charges with the least turn-over. These charges achieved a higher potential for the development of authoritative power and for the transmission of the new organizational values. The proposed method describes the steps to be followed in order to identify the most stable organizational level of any given organization. With this information, it is possible to select the most suitable strategy for such organization.
Subject: Estratégia
Mudança social
Persuasão (Psicologia)
Autoridade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

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