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Type: TESE
Title: Um modelo de analise e predição de reparos e custos de garantia desenvolvido no ramo automobilistico
Author: Perasso, Fabio Luciano
Advisor: Petenate, Ademir José, 1950-
Abstract: Resumo: Foram avaliados os modelos de análise de Reparos e Custos de Garantia de indústrias automobilísticas localizadas no Brasil, e a forma de interpretação dos resultados pelas diversas áreas internas das empresas, tais como Finanças, Assistência Técnica, Engenharia do Produto e Processo, Qualidade Assegurada e Manufatura. Notou-se que as áreas internas tinham dificuldades de definir um modelo único e abrangente de interpretação dos resultados de garantia, pois algumas áreas necessitavam avaliar os resultados com referência ao período de produção dos produtos, e outras áreas com referência ao período de pagamento. Outra divergência encontrada era quanto a forma de priorizar os problemas relacionados à freqüência e aos custos envolvidos. Através da análise dos bancos de dados de diversos produtos durante o período de 3 anos foi desenvolvida a proposta de um Modelo de Análise e Predição de Reparos e Custos de Garantia, que atendesse aos interesses das diversas áreas internas das empresas. Esse modelo foi desenvolvido utilizando técnicas estatísticas, principalmente Correlação/Regressão e Controle Estatístico do Processo, possibilitando a avaliação com base no período de produção e de pagamento. Este modelo permite a previsão de gastos futuros através da simulação de diferentes cenários(aumento ou diminuição da demanda de produtos, aumento ou diminuição no volume de reparos e variação nos gastos por produto), e também apresenta técnicas que permitem identificar se as causas das falhas são provenientes de deficiências de processo ou de projeto, melhorando a eficácia das Ações Corretivas (PDCA). Por questões de confidencialidade não foram indicados os produtos e as montadoras analisadas. Os números apresentados sofreram uma alteração de escala, mas foram mantidas as proporções, o que não influencia nos resultados do modelo

Abstract: It was evaluated the Warranty Repairs and Costs Analysis Models from automotive industries in Brazil, and the way that many internal areas of those companies, such as Finance, Service, Product and Process Engineering, Quality Assurance and Manufacturing use all the data. It was noticed that those departments have many difficulties to define an only one comprehensive model to analyse warranty results, because some areas need to evaluate the results related to the production period, and others related to payment period. Another divergence founded was the way to priorise the problems related to frequency and costs. After analysing databases of several products within the period of 3 years, could be developed the proposal of a Model of Analysis and Prediction of Warranty Repairs and Costs, which assisted the interests of those companies departments. This model was developed using statistical techniques, mainly Correlation/Regression and Statistical Process Control, becoming possible the evaluation in both production and payment periods. This model allows to do the forecast of future expenses through the simulation of different sceneries (increase or decrease of products demand, increase or decrease in the volume of repairs and expenses per product), and it also presents techniques that identify if the causes of failures come from process or project deficiencies, improving Corrective Actions effectiveness (PDCA:Plan-Do-Check-Act). Due to confidenciality the models and industries evaluated were not identified in this work. The numbers were changed in scale, but the proportions were maintained, what doesn't influence in the model results
Subject: Garantia de qualidade
Qualidade dos produtos - Custos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IMECC - Dissertação e Tese

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