Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305741
Type: TESE DIGITAL
Title: As possibilidades da bricolagem em uma pesquisa sobre a formação para o ensino de geometria = The possibilities of bricolage in pre-service teacher education on geometry
Title Alternative: The possibilities of bricolage in pre-service teacher education on geometry
Author: Peres, Gilmer Jacinto, 1977-
Advisor: Amaral, Rubia Barcelos, 1979-
Abstract: Resumo: A presente tese faz parte de uma pesquisa pautada nos pressupostos da Bricolagem, perspectiva que agrega às pesquisas qualitativas uma visão ampliadora, em uma articulação simultânea entre diferentes teorias e metodologias. A valorização da complexidade existente na realidade humana é premissa fundamental em pesquisas dessa natureza, o que exige múltiplos olhares interpretativos, inclusive a perspectiva do intérprete e suas subjetividades, de maneira que a compreensão seja ampliada a cada novo olhar. Aqui se apresenta um delineamento inicial desse processo como uma exemplificação. A realidade investigada foi constituída por entrevistas com professores dos cursos de Licenciatura em Matemática das três universidades públicas estaduais de São Paulo. Utilizaram-se recortes de trechos das entrevistas que apresentavam um contexto discursivo convergente previamente estabelecido e uma entrevista completa. Como esta pesquisa não se desenvolveu em uma forma canônica, não existe objetivo específico a ser investigado, ou pergunta a ser respondida, mas há reflexões envolvendo uma situação de investigação, considerada propulsora das discussões do bricoleur ¿ aquele que realiza o processo de Bricolagem ¿, sem a pretensão de estabelecer verdades. Procura-se apontar as compreensões a partir da visão do pesquisador, que constituem apenas conjecturas. As reflexões sobre o processo de Bricolagem e os olhares indicam, nos dois casos, potencialidades nas conexões com diferentes contextos teóricos que ampliaram o olhar do bricoleur para a realidade investigada

Abstract: This thesis is part of a research guided by the assumptions of bricolage, a perspective that amplify the qualitative research by joining together different theories and methodologies. Awareness of the complexities of human reality is a fundamental premise in this kind of research, which requires multiple interpretive perspectives, including the researcher¿s perspective and subjectivities, so that understanding is expanded with each new examination. Here we present an example of an initial design of bricolage. The reality investigated consisted of interviews with teachers in Mathematics Degree of the three state universities of São Paulo. Excerpts from interviews that had a previously established convergent discursive context as well as a full interview were used. Since this research was not developed in a regular form, there is no specific goal to be investigated or question to be answered, but there are reflections on research situations considered to be driving the bricoleur - one who performs the process of bricolage - without the intention of establishing truths. The researcher seeks to point out his own insights which are only conjectures. The reflections on the process of bricolage and the research¿s own perspective indicate in both cases the potential connections between different theoretical contexts that have expanded the bricoleur perspective on the reality investigated
Subject: Bricolagem
Professores - Formação
Geometria
Múltiplas interpretações
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Peres_GilmerJacinto_D.pdf4.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.