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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A reestruturação do "habitus" na formação de novos sentidos : Bourdieu com Lacan
Title Alternative: he restructuring of the "habitus" in the formation of new senses : Bourdieu with Lacan
Author: Da Silva, Danilo Manoel Farias, 1986-
Advisor: Gouvêa, Gilda Figueiredo Portugal, 1944-
Abstract: Resumo: A análise clássica da sociologia da educação, de Pierre Bourdieu, considera a escola como lócus da reprodução invisível das desigualdades. No entanto, por meio de uma pesquisa empírica, constatamos que ações políticas no contexto de escolarização (o vínculo institucional) podem combater com a estrutura de desigualdade que precede a escola. Houve ações categóricas na socialização escolar que causaram impacto no "habitus" formado inicialmente pela estruturação de classe da família. Por isso, este projeto toma uma direção contra-hegemônica, ao propor, a partir das categorias bourdieusianas, em articulação com a psicanálise de lacaniana, a possibilidade de mobilidade social por meio da educação. Essa mudança tem a possibilidade de ocorrer por meio de uma trans-formação da estrutura subjetiva da ação, o que chamamos de "reestruturação do habitus". Nesse sentido, a possibilidade de uma mobilidade social ascensional está diretamente relacionada à mudança morfogenética do "habitus", sua reestruturação. Dito isto, este projeto pretende avançar metodologicamente ao propor a reestruturação do "habitus", entendendo que, para isso, se faz necessário que "novos sentidos" sejam internalizados no inconsciente enquanto encadeamento de significantes na formação de (novos) significados da atividade corporal do aluno, um "continuum" praxeológico em movimento. Desse modo, pretende-se uma articulação dialética entre a 'economia da prática' de Bourdieu, com a 'economia psíquica' no sentido de Lacan, na construção do "habitus" enquanto categoria relacional da prática social. Isso, mediante o processo de aquisições simbólicas geradas e incorporadas pelo deslocamento sucessivo da subjetividade na estrutura objetiva de socializações

Abstract: The classic analysis of the sociology of education, Pierre Bourdieu considers the school as a place of invisible reproduction of inequalities. However, through empirical research, we found that political actions in the school context (the institutional bond) can fight with unequal structure that precedes the school. There was categorical actions in school socialization that have impacted the "habitus" formed initially by the family of the class structure. Therefore, this project takes a counter-hegemonic direction by proposing, from Bourdieusians categories, in conjunction with the Lacanian psychoanalysis, the possibility of social mobility through education. This change has the possibility to occur through a trans-formation of the subjective action structure, which we call the "habitus" of the restructuring. In this sense, the possibility of upward social mobility is directly related to morphogenetic change of "habitus", its restructuring. That said, this project aims to advance methodologically in proposing the restructuring of the "habitus", understanding that, for this, it is necessary that new meanings are internalized in the unconscious while chaining significant in the formation of (new) meanings of bodily activity of the student, a continuum praxeological moving. Thus, the aim is a dialectical relationship between the economy of Bourdieu's practice, with the psychic economy towards Lacan, in the construction of "habitus" as relational category of social practice. This, by the process of symbolic acquisitions generated and incorporated by successive displacement of subjectivity in the objective structure of socialization
Subject: Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Lacan, Jacques, 1901-1981
Sociologia educacional
Subjetividade
Socialização
Mobilidade social
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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