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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O tema da classe na teoria do reconhecimento de Axel Honneth
Title Alternative: The issue of class in Axel Honneth's theory of recognition
Author: Hayashi, Bruno Naomassa, 1989-
Advisor: Silva, Josué Pereira da, 1951-
Abstract: Resumo: Esta dissertação busca a partir de uma análise da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e seu diálogo com teorias sociológicas da estratificação social tematizar o conceito de classe social, observando as contribuições e os limites daquela teoria para esta temática das classes. A exposição se divide em duas grandes partes: na primeira parte, o diálogo central é entre Honneth e as teorias da luta de classes, particularmente tal como foram desenvolvidas por K. Marx, E. O. Wright e E. P. Thompson. O principal guia desta primeira análise será o contraste entre as concepções hobbesianas e hegelianas (jovem Hegel) de conflito, isto é, respectivamente, a luta por autoafirmação e a luta por reconhecimento, que afetará diretamente na leitura honnethiana da obra de Marx e daí também de sua leitura acerca da classe e da luta de classes nesta corrente teórica. Uma segunda parte é dedicada a apresentar em mais detalhes a teoria do reconhecimento de Honneth e, no contraste, com as teorias de Max Weber, P. Bourdieu e T. H. Marshall, observaremos uma vez mais os diálogos daquela teoria com estas diferentes concepções de classe social. Em um capítulo final, conectando os dois blocos de análises, é feito um balanço de toda a discussão sublinhando-se a importância e novidade da teoria honnethiana particularmente para a discussão sociológica da integração social e para pensarmos uma "infraestrutura moral" da sociedade. Como veremos é neste campo da elaboração teórica que encontraremos as principais contribuições da teoria do reconhecimento para o enriquecimento de um conceito de classe social. O balanço final sublinhará também as lacunas e as tarefas que se impõem à sociologia e à teoria social crítica no que se refere ao aprofundamento de nosso entendimento da estratificação social em classes

Abstract: Starting from the analysis of Axel Honneth¿s theory of recognition and its dialogue with sociological theories of social stratification, this Master thesis thematizes the concept of social class, focusing on the contributions and limits of that theory to this issue of classes. The writing is divided into two main parts: in the first part, the central dialogue is between Honneth and theories of class struggle, particularly as developed by K. Marx, E. O. Wright and E. P. Thompson. The main driver of this first step of analysis is the contrast between the Hobbesian and Hegelian (young Hegel) conceptions conflict, that is, respectively, the struggle for self-assertion and the struggle for recognition, which will directly affect the honnethian reading of Marx's work, and consequently his reading about the class and the class struggle in this theoretical framework. A second part is devoted to present in more detail the theory of recognition of Honneth and, in contrast with the theories of Max Weber, P. Bourdieu and T. H. Marshall, we will observe the dialogues that that theory has with these different conceptions of social class. In a final chapter, connecting the two blocks of analysis, it will be done a final assessment of the whole discussion emphasizing particularly the importance and novelty of the honnethian theory to the sociological discussion of social integration and to think a "moral infrastructure" of society. As we will see in this Master¿s thesis, it is in this field of theoretical elaboration that we will find the main contributions of the theory of recognition for the enrichment of a concept of class. The final assessment will also underline the gaps and the new tasks that are imposed to sociology and critical social theory in order to deepen our understanding of social stratification in classes
Subject: Honneth, Axel, 1949-
Reconhecimento (Filosofia)
Estratificação social
Teoria crítica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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