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Type: TESE DIGITAL
Title: Objetos educacionais digitais, multiletramentos e novos letramentos em livros didáticos de Ensino Fundamental II
Title Alternative: Digital Educational Objects, multiliteracies and new literacies in Elementary School textbooks
Author: Chinaglia, Juliana Vegas, 1992-
Advisor: Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
Abstract: Resumo: Esta dissertação, caracterizada por ser uma pesquisa documental, inserida no campo de investigação da Linguística Aplicada, teve o objetivo geral de investigar a concepção de conteúdo didático digital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, consequentemente, das políticas públicas educacionais do MEC. Esses conteúdos são os chamados Objetos Educacionais Digitais (OEDs), que surgiram a partir do PNLD/2014, edição que analisamos, nas categorias audiovisual, jogo eletrônico educativo, simulador e infográfico animado, disponibilizados em um DVD anexado à coleção impressa e nos portais das editoras. O surgimento de novas práticas de letramento, marcadas pela globalização e pela multiplicidade de culturas e de linguagens e mídias, informações que circulam com grande velocidade, os chamados multiletramentos, ao lado de uma nova cultura digital, mediada por novas tecnologias e novas práticas, os chamados novos letramentos, aumentou a necessidade da discussão sobre quais os impactos disso no ensino de língua portuguesa. Portanto, devido à importância dos multiletramentos e dos novos letramentos no ensino, também eram nossos objetivos específicos analisar se e como esses letramentos eram trabalhados nos OEDs, além de verificar quais contribuições traziam para os livros didáticos impressos. Para isso, escolhemos analisar os livros e OEDs destinados ao 6º ano, de cada uma das 3 coleções aprovadas na edição de 2014, que apresentavam esses conteúdos digitais. Definimos três categorias de análise: o projeto gráfico-editorial, a interface digital e a proposta pedagógica de língua portuguesa. Nossa análise concluiu que a concepção de conteúdo didático digital do PNLD é a de que os OEDs, em sua maioria, complementam teoricamente algum conceito ou tema do livro didático. A maior parte deles eram vídeos ou animações do eixo dos conhecimentos linguísticos, para complementação conceitual e sem interatividade. Sua maior contribuição para os livros didáticos não foi trabalhar com gêneros digitais, hipermidiáticos e multissemióticos, mas compor um acervo de conteúdos digitais já pré-selecionados para o professor, na forma de vídeos complementares. Outro ponto de destaque observado foi a desarticulação desses objetos com suas coleções impressas, oferecendo, muitas vezes, conteúdos com perspectivas pedagógicas e de língua muito diferentes do livro. Algumas vezes, isso compreendeu até mesmo inadequações, como OEDs com textos não autênticos e perspectivas de língua que não contemplavam os aspectos discursivo, sócio-histórico e cultural. Com relação aos multiletramentos, houve tentativa de explorar a multissemiose e as múltiplas linguagens, com defasagem para os aspectos da multiplicidade cultural. Já os novos letramentos não foram sequer abordados, com exceção de um OED analisado. Isso demonstrou que foi feito um trabalho superficial com esses letramentos e que ainda necessitamos de outros modelos de materiais didáticos que possam dar conta dessas novas exigências contemporâneas

Abstract: This dissertation, characterized as a documentary research, inserted in the Applied Linguistics research field, had the general goal investigate the concept of digital educational content of the National Textbook Program, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and consequently MEC public educational policies. These contents are called Digital Educational Objects, Objetos Educacionais Digitais (OEDs), which emerged from the PNLD/2014 edition which we analyzed in the audiovisual, educational video game, simulator and animated infographic categories, available in a DVD with the printed collection and the publisher¿s portals. The emergence of new practices of literacy, marked by globalization and the multiplicity of cultures, languages and media, information that circulates at high speed, the so-called multiliteracies, beside a new digital culture mediated by new technologies and new practices, the so-called new literacies, increased the need for discussion of which are the impacts on Portuguese language teaching. Therefore, given the importance of multiliteracies and new literacies in teaching, were also our specific objectives to analyze whether and how these literacies were worked in OEDs, and to identify which contributions they brought to the printed textbooks. To do so, we chose to analyze the books and OEDs designed for the 6th grade of each of the three collections approved in the edition of 2014 that had such digital content. We defined three analytical categories: the graphic-editorial project, the digital interface and the pedagogical proposal of the Portuguese language. Our analysis concluded that the conception of digital educational content of the PNLD is that OEDs mostly theoretically complement some concept or theme of the textbook. For the most part, they were videos or animations of linguistic abilities for conceptual complementation and without interactivity. Their greatest contribution to the textbooks was not working with digital, hypermedia and multisemiotic genres, but make up a digital content collection already pre-selected for the teacher in the form of additional videos. Another highlight observed was the disarticulation of these objects with their printed collections, often offering content with pedagogical and language perspectives very different from the book. Some of the time this included even inadequacies, as in OEDs with no authentic texts and language perspectives that did not include the discursive, socio-cultural and historical aspects. Regarding multiliteracies, there was an attempt to explore the multisemiosis and multiple languages, with a lag to the aspects of cultural multiplicity. But the new literacies were not even discussed, except for one analyzed OED. This demonstrated that a superficial job was made with these literacies and that we still need other models of teaching materials that can cope with the new contemporary requirements
Subject: Programa Nacional do Livro Didatico (Brasil)
Letramento digital
Objetos de aprendizagem
Livros didáticos - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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