Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305621
Type: TESE DIGITAL
Title: "As Bonecas" de Oscar Lorenzo Fernandez e Lina Pires de Campos : aspectos pianísticos para o ensino da performance
Title Alternative: "The Dolls" of Oscar Lorenzo Fernandez and Lina Pires de Campos : pianistics issues for performance teaching
Author: Stencel, Ellen de Albuquerque Boger, 1963-
Advisor: Moraes, Maria Jose Dias Carrasqueira de, 1948-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar o processo de ensino aprendizagem do piano a partir do estudo da partitura, e verificar como os alunos abordam e preparam uma peça para a performance. Foram selecionadas "As Bonecas" de Oscar Lorenzo Fernandez (1887-1948) e Lina Pires de Campos (1913-2003) para identificar e traçar um esboço dos aspectos pedagógicos e interpretativos. A escolha desta temática justifica-se pelo envolvimento e interesse do pesquisador em preparar professores de piano bem como pela necessidade de observação e sistematização do desenvolvimento da performance em alunos iniciantes e não profissionais. A amostra inclui 13 alunos na faixa etária de 7 a 19 anos. Designou-se uma peça para cada participante e 15 semanas para o preparo e a execução da partitura em recital público. Os aspectos investigados foram registrados em ficha de monitoramento a partir de um guia de performance elaborado pelo pesquisador para esse experimento. Os dados obtidos foram analisados e os resultados mostraram que os alunos precisam da orientação de um professor, o qual deve dominar o material proposto, ensinar de forma simples e sistemática partindo das experiências dos alunos, estabelecer hábitos de estudo, incentivando uma prática consciente e consistente. Por meio da mediação do professor, a compreensão da escrita musical torna-se gradativamente mais clara e a aquisição dos elementos técnico pianísticos mais natural

Abstract: The present research investigates the process of piano teaching and learning from the score, and how students prepare a piano piece for performance. Works titled "As Bonecas" (The Dolls) by Brazilian composers Oscar Lorenzo Fernandez (1887-1948) and Lina Pires de Campos (1913-2003) were selected in order to identify and trace pedagogical and interpretative aspects. This theme was chosen because of the involvement of the researcher as a coach for piano teachers, and also for the necessity of observation and systematization of the performance development in non-professional and beginning students. 13 piano students between 7 and 19 years old were part of the sample. Each student was assigned a piece and received a time period of 15 weeks to prepare and to perform it in a public recital. The researcher elaborated a monitoring chart based on a performance guide were the investigated aspects were registered. The resulting data was analyzed and the findings indicate that the students do need the guidance of a teacher. The teacher needs to be well acquainted with the proposed repertoire, teach in a simple and systematic way, from the student's experiences, helping the student to develop good studying habits, stimulating a consistent and conscious practice. Through the mediation of the teacher, the understanding of the musical notation becomes gradually clearer and the acquisition of technical pianistic elements more natural
Subject: Lorenzo Fernandez, Oscar, 1897-1948
Campos, Lina Pires de, 1913-2003
Piano
Piano - Instrução e estudo
Performance (Arte)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Stencel_EllendeAlbuquerqueBoger_D.pdf14.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.