Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305610
Type: TESE DIGITAL
Title: O processo criativo do designer Norberto Chamma na criação e desenvolvimento de identidades corporativas e marcas : um olhar através da teoria da criatividade, cognição e projeto
Title Alternative: The creative process of designer Norberto Chamma in creation and development of visual and corporate identities : a look through theory of creativity, cognition and project
Author: Lucena, Danilo Francisco Soares de, 1987-
Advisor: Florio, Wilson, 1960-
Abstract: Resumo: A criatividade é uma característica própria e absolutamente intrigante do ser humano. Esta idiossincrasia gera mitos e controvérsias devido ao seu gênero subjetivo de atuação em níveis cognitivos, no interior de nossa mente. Assim, uma maneira de enxergarmos os momentos em que se manifesta a criatividade é através da análise do processo criativo durante a fase de desenvolvimento do processo de projeto. Neste caminho, tem-se o objeto de estudo o designer Norberto "Lelé" Chamma, sua produção na criação de identidades visuais e seu processo criativo. Esta pesquisa tem como finalidade observar o designer pesquisado enquanto cria e produz identidades visuais (e marca) em três projetos distintos. Pretende-se assim, rastrear os momentos em que podemos ver a criatividade do sujeito em ação, e de analisar seu processo criativo a fim de montar uma espécie de linha temporal da criatividade. Com isso, o objetivo principal é identificar na atividade prática de um sujeito experiente e criativo, as características abordadas dos conhecimentos teóricos da criatividade, cognição, design e projeto. Para realizar esta pesquisa, foi necessário acompanhar a rotina e a vida de Norberto durante cerca de dois anos e meio, realizar uma série de entrevistas, analisar seus projetos anteriores, observá-lo na produção das marcas e coletar dados em anotações, áudio, vídeo e arquivos. Deste período de pesquisa obteve-se o acompanhamento da produção de diversas marcas, nos quais podemos utilizá-los para ver as características criativas do sujeito e assim dar significado ao trabalho. Há poucos estudos que destinam-se a este fim, que exploram a análise da criatividade pelas teorias apresentadas da maneira como está proposta, sobretudo relacionado com o design gráfico. Por isso, acredita-se contribuir de maneira relevante e original ao campo dos conhecimentos aqui expostos. Tais conhecimentos estão apresentados e separados por capítulos, onde no primeiro temos termos e definições conceituais sobre processo de projeto, design, design gráfico e identidade visual. No segundo capítulo coloca-se as principais teorias da criatividade e cognição que foram utilizadas para embasar a pesquisa. E no terceiro capítulo é apresentada a análise do processo criativo do pesquisado com as três identidades visuais criadas no período da pesquisa. São elas Hospitais Lusíadas, Operis group e Grupo Bueno Netto

Abstract: The creativity is an inner and intriguing feature of human being. This idiosyncrasy generate myths and controversies because their subjective genre acting in cognitive levels, inside the mind. A way to see these moments, that manifests the creativity is through the creative process analysis during the development phase of design process. In this way, it has the objective to study the designer Norberto "Lelé" Chamma, its production in the creation of visual identities and its creative process. That research has a purpose to observe the designer while it creates and produces visual identities (and its branding) in three distinct projects. It is intended thus, to track the moments where we can see the creativity of the citizen in action, and to analyze its creative process to mount a species of timeline of creativity. According to this, the main objective is to identify inside the practical activities of an experienced and creative person, the approached characteristics of the theoretical knowledge of creativity, cognition, design and project. To accomplish this research, it was necessary to follow the routine and the life of Norberto during about two and a half years, to carry through a series of interviews, to analyze its previous projects, to observe it in the production of brands and to collect data in notations, audio, video and files. In this period of research, it has obtained itself the accompaniment of the production of many brands, in which we can use them to see the creative characteristics of the person and thus to give meant to the work. There are few studies that destines itself to this purpose that explores the analysis of the creativity for the presented theories in the way as it is proposal, over all related with graphic design. Therefore, it is believed contribute in a relevant and original way to the field knowledge displayed here. Such Knowledge are presented and separate by chapters, where in the first one we have conceptual terms and general definitions of design process, design, graphic design and visual identity. In the second chapter, on places the main theories of the creativity and cognition that had been used to base the research. Further, in the third chapter show the analysis of the creative process of Noberto with three identities created by him in the research period. They are Lusíadas Hospitals, Operis group and Bueno Netto group
Subject: Chamma, Norberto, 1948-
Criatividade
Design gráfico
Processo criativo
Administração de projetos
Arte e desenho (Projetos)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucena_DaniloFranciscoSoaresde_M.pdf8.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.