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Type: TESE DIGITAL
Title: Mudanças de suportes sonoros no mercado fonográfico brasileiro : capítulos digitais e analógicos de uma novela muito antiga
Title Alternative: The challenging of the sounding medias in theBrazilian phonografic market : digital and analogical chapters of a very old novel
Author: Piccino, Evaldo
Advisor: Paiva, Jose Eduardo Ribeiro de, 1959-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por finalidade esboçar uma breve análise comparativa das mudanças de suportes sonoros no mercado fonográfico brasileiro, desde o cilindro até o CD, passando pelos discos em 76 e 78 RPM em gravação mecânica e elétrica e pelo Long Playing, identificando alguns elementos que estiveram presentes impactando estas mudanças. A identificação destes elementos acaba por demonstrar que muitos deles estão presentes nas mudanças de suportes analógicos e se repetem com o advento da mídia e da tecnologia digitais. Dessa forma a análise terá como contraponto esta dicotomia: digital versus analógico, com a intenção de comparar os efeitos causados em diferentes épocas, tentando pontuar o novo e o velho, semelhanças e diferenças, dentro da história da indústria fonográfica no Brasil. A comparação terá por base os diferentes papéis (e suas inversões) desempenhados pela indústria, os artistas e o publico consumidor enquanto agentes do mercado ao longo das diferentes etapas de produção da música de massa, entendendo-se por este termo a música feita com o intuito de ser gravada e vendida

Abstract: This work has the purpose to sketch a brief comparative analysis of the changes in sound medias on the Brazilian phonographic market, since the Edison Cylinder until the CD disk, going through the 76 and 78 RPM disks in acoustic and electrical recording and the Long Playing, identifying some elements which have impacts on these changes. The identification of these composing elements comes to demonstrate that many of them are present in the changing of analog medias and repeat themselves with the digital media and technology advents. Thus, the analysis will have as a counterpoint this dichotomy "digital" versus "analog", with the intention to compare the effects made in different times, trying to distinguish the new and the old, similarities and differences, inside Brazilian's phonographic industry's history. The comparison will have, as a basis, the different roles (and its inversions) played by the industry, the artists and the consumers public as agents of the market through the different production stages of the popular music, being this term referred to the music made with the objective to be recorded and sold
Subject: Musica - Tecnologia
Arte e tecnologia
Registros sonoros na musicologia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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