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Type: TESE DIGITAL
Title: Orquestração : instrumentos de metal e seu uso na primeira metade do século XVIII
Title Alternative: Orchestration : brass instruments and their use in the first half of the 18th. century
Author: Bernardes, José Antônio Branco, 1965-
Advisor: Ostergren, Eduardo, 1943-
Ostergren, Eduardo Augusto, 1943-
Abstract: Resumo: Este trabalho parte do princípio que a experiência musical no século XVIII era essencialmente dinâmica, com repertório constantemente renovado e reciclado para consumo imediato. Diferente da postura atual, os compositores de então consideravam a música produzida por eles mesmos e por outros, material de trabalho, não monumentos intocáveis, não tendo escrúpulos em preparar novos arranjos de acordo com as necessidades do momento. Nesse contexto, os instrumentos de metal, trompa, trompete e trombone, oferecem interessante desafio ao diretor musical-intérprete da atualidade: por suas especificidades técnicas, atributos simbólicos e segredos corporativistas, raramente encontramos partituras ou partes anotadas. No entanto, podemos deduzir sua participação em espetáculos musicais e cerimoniais através de listas de músicos e testemunhos de época mesmo que não encontremos sua performance musical devidamente registrada na pauta. Esta pesquisa conduz o leitor na (re)criação de partes específicas para esses instrumentos de maneira a emular o estilo característico do período. Na Parte I há uma breve revisão do material utilizado, considerações estéticas e aspectos gerais da história da orquestra e das práticas de instrumentação e orquestração até meados do século XVIII. A Parte II se concentra nos instrumentos de metal, sua utilização e recursos técnicos conforme os usos e costumes dos compositores da época e alguns exemplos de como escrever partes em arranjos esteticamente coerentes com o estilo

Abstract: This paper assumes that the musical experience in the eighteenth century was essentially dynamic, with constantly renewed and recycled repertoire for immediate consumption. Unlike current stance, then the composers considered the music produced by themselves and by others, working material, not monuments untouchable, having no qualms about preparing new arrangements according to the needs of the moment. In this context, brass instruments, horn, trumpet and trombone, offer interesting challenge to the current musical director and performer: for its technical characteristics, symbolic attributes and corporatist secrets, rarely find sheet music or recorded parts. However, we can deduce its participation in musical and ceremonial performances through lists of musicians and testimonials despite we can not properly find their musical performance on the staff. This research takes the reader on the (re) creation of specific parts for these instruments in order to emulate the characteristic style of the period. In the first part there is a brief review of the material used, aesthetic considerations and general aspects of the history of the orchestra and instrumentation and orchestration practices until the mid-eighteenth century. Part II focuses on brass instruments, their use and technical resources as the uses and customs of the composers of the time and some examples of how to get stylistically coherent instrumental parts
Subject: Prática interpretativa (Música)
Performance (Arte)
Instrumentação e orquestração
Instrumentos de metal
Música - Séc. XVIII
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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