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Type: TESE DIGITAL
Title: Corpo, gesto e meditação : práticas de aperfeiçoamento na formação do artista cênico
Title Alternative: Body, gesture and meditation : self-improvement practices in the performing artist's pedagogy
Author: Wildhagen, Joana Pinto, 1982-
Advisor: Soares, Marilia Vieira, 1950-
Abstract: Resumo: Procuro nesta tese refletir acerca das possibilidades de inserção de algumas práticas de autoaperfeiçoamento orientais na formação do artista da cena, fundamentando-me, sobretudo, em uma experiência pessoal com o yoga e com a dança cênica bharatanatyam. Mais precisamente, busco compreender se as qualidades relativas ao gesto, ao corpo e à meditação podem ou não transformar os artistas da cena em suas jornadas criativa e pessoal. Desse modo, propus laboratórios de criação organizados tanto para grupos de artistas, quanto para praticantes de yoga, objetivando uma visão investigativa e reflexiva diante da técnica, em uma trajetória que partiu do treinamento como práxis para o treinamento como poiesis. Essa etapa foi registrada em áudios, vídeos, fotografias, questionários, depoimentos e um diário de bordo, que serviram de parâmetros às reflexões e às análises apresentadas nesta tese. A metodologia da observação participante (VIANNA, 2007) foi utilizada como abordagem na condução dos laboratórios, com o intuito de propiciar um território maleável para o levantamento de questões e problematizações, auxiliando a rever estratégias de ação durante o percurso. Os resultados permitiram contemplar o potencial de autoaperfeiçoamento da técnica e da poética, em que não precisa haver, necessariamente, uma separação. O suporte teórico sobre ética e estética é construído a partir de dois tratados sobre dramaturgia (o Natyashastra e o Abhinayadarpana) e obras de Vatsyayan e Srivastava. No campo das Artes da Cena, me apoio nos diálogos interculturais promovidos por Bonfitto, Quilici, Plá, Fernandes e Soares, que têm colaborado para o aprofundamento do legado deixado pelos artistas da cena europeus e norte-americanos interessados nas práticas psicofísicas orientais

Abstract: This thesis is a reflection on the possibilities to include certain self-improvement practices into the pedagogy of scenic artists, primarily based on the experience with the Shivam Yoga system and with scenic dance bharatanatyam. In particular, an attempt is made to comprehend whether or not the qualities related to gesture, the body and meditation are able to transform scenic artists during their creative and personal journey. Therefore, creativity labs were proposed and organized for groups of artists, as well as yoga practitioners, aiming at an investigative and reflexive view of the technique, following a path that went from training as praxis to training as poiesis. This phase was registered by means of audio, video, photography, questionnaires, statements and a journal, which served as parameters for the reflections and the analyses presented in this thesis. The methodology of participant observation (VIANNA, 2007) was the approach used in the conduction of the labs, in order to ensure a malleable territory to raise questions and problematizations, helping to review strategies of action along the way. The results allowed us to contemplate the potential of self-improvement of technique and poetics, in which there must not necessarily exist a separation. The theoretical basis for ethics-aesthetics is constituted from two treaties on dramaturgy (the Natyashastra and the Abhinayadarpana), as well as works by Vatsyayan and Srivastava. In the field of Scenic Arts, this work was based on the intercultural dialogues promoted by Bonfitto, Quilici, Plá, Fernandes and Soares, who have contributed to further develop the legacy left by European and North-American scenic artists interested in oriental psychophysical practices
Subject: Yoga
Dança - Índia
Ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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