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Type: TESE DIGITAL
Title: "Eu despedi o meu patrão" = um estudo sobre o trabalho e a formação profissional no campo da música = "I fired my master": a study on the work and the professional formation in the field of music
Title Alternative: "I fired my master" : a study on the work and the professional formation in the field of music
Author: Souza, Zilmar Rodrigues de, 1969-
Advisor: Goldemberg, Ricardo, 1956-
Abstract: Resumo: O trabalho tem como objetivo buscar compreender as relações estabelecidas entre profissional da música ao longo do tempo e o mundo do trabalho, principalmente no que diz respeito à sua formação e atuação profissional. Para oferecer uma melhor compreensão desse quadro analítico, localiza o exercício da profissão musical no âmbito das mudanças ocorridas no seio do mundo artístico, em parte decorrentes de novas formas de produção e elaboração artístico-musical. A pesquisa adota como referencial para análise contextual textos de diversas áreas do conhecimento, como música, educação, filosofia e sociologia. Conclui-se que o trabalho do músico possui singularidades nem sempre notadas noutras áreas profissionais, como talento, criatividade, inspiração e originalidade, mas que, no entanto, hoje, o exercício da profissão musical está sujeito às normas e regras delineadas pelo mercado. Nesse sentido, evidenciam-se aspectos conceituais relacionadas às políticas educacionais implementadas a partir da Lei 9.394 / 96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que servem de pano de fundo para se pensar a relação trabalho-educação-música

Abstract: The objective of this work was to search to understand the relations established between professional of music throughout the time and the world of the work, mainly in what it says respect its formation and professional performance. Intencionando to offer one better understanding of this analytical picture, I point out study on the exercise of the musical profession in the scope of the occured changes in the seio of the artistic world, in part decurrent of new forms of production and elaboration artistic-musical comedy. The research adopts as referencial for contextual analysis texts of diverse areas of the knowledge, as music, education, philosophy and sociology. I conclude that the work of the musician always possesss noticed singularidades nor in other professional areas, as talent, creativity, inspiration and originalidade, but that, however, today, the exercise of the musical profession is subject to the norms and rules delineated for the market. In this direction, I evidence related conceptual aspects to the implemented educational politics from Law 9.394 / 96 - Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), that they serve of deep cloth of thinking the relation work-education-music
Subject: Música
Trabalho
Educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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