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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Proposta de modelo para a gestão de portfólio de novos produtos em empresas farmacêuticas
Title Alternative: Proposed model for the new products portfolio management in pharmaceutical companies
Author: Zampieri, Patrícia Servidone, 1987-
Advisor: Agostinho, Oswaldo Luiz, 1943-
Abstract: Resumo: A inovação é um tema muito presente hoje nas indústrias, uma vez que relaciona- se à busca de novas soluções para o mercado, criação de estratégias para atingir um dado objetivo organizacional. Quando se trata do desenvolvimento de novos produtos e da gestão de portfólio, a inovação está muito presente. Ela é um dos atributos da competitividade, que, por sua vez, está relacionada ao ciclo de vida de novos produtos. Este trabalho tem seu foco principal no desenvolvimento de um modelo de gestão de portfólio em empresas farmacêuticas. Considerando o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), o modelo proposto possui maior ênfase na macrofase de pré-desenvolvimento de produtos, na qual é formado o conceito do produto. O PDP situa-se na interface entre a empresa e o mercado, identificando as reais e futuras necessidades do mercado e procurando atendê-las por meio do desenvolvimento de novos produtos. O modelo proposto é de cunho qualitativo e foi criado levando em conta o Modelo de Competitividade Interna de Agostinho (2015), o qual é composto pelo mercado, ciência e tecnologia e sociedade. Estes atores geram influencias e estão alinhados à competitividade externa. Neste modelo são apresentados os atributos da inovação, tais como foco no consumidor, qualidade, planejamento, e competências centrais. Estes atributos foram utilizados para selecionar os modelos utilizados como base neste trabalho, de modo a garantir que todas as características estejam presentes no modelo desenvolvido. Portanto, o Modelo para Entendimento das Fases de PDP, de Rozenfeld (2006) e o Modelo de Decisões Estratégicas em Inovação na Indústria Farmacêutica, de Braum (2014) são vistos como complementares nesta análise, de maneira a abranger satisfatoriamente as características acima citadas. Como conclusão, grande parte das ferramentas presentes no modelo proposto estão presentes na realidade das indústrias farmacêuticas para que consigam alinhar as estratégias organizacionais aos seus produtos no portfólio existente. Através do modelo foi possível visualizar os principais processos de negócios envolvidos no processo-chave trabalho neste trabalho, que é "refinar o portfólio existente de produtos". De forma lógica, houve a construção do modelo envolvendo conceitos de inovação em suas entradas e saídas e inter- relacões com os processos de segundo grau e seus desdobramentos. O modelo conseguiu ainda ser subdividido em macro- etapas para a obtenção de um panorama nas empresas, conforme modelo proposto por Rozenfeld (2006) e incluir algumas ideias do modelo de Braum (2014), que foi aplicado ao setor farmacêutico e também possui fortes características de inovação

Abstract: Innovation is a current thema in the industry reality. It is related to find new solutions to the Market and to create strategies to fulfill organizational aims. When we talk about creating new products development and portfolio management, innovation is there. It is one attribute of competitiveness and because of this, it is related to the products life cycle. This work is focus on developing a management model in pharmaceutical companies. Considering the Products Development Process (PDP), the proposed model emphasizes the macro-phase of products predevelopment, which creates the concept of a product. The PDP represents an interface between the company and the market, and identify real and future necessities of Market, attending the clients demand by developing new products. The proposed model is qualitative and has been created considering the Internal Competitiveness Model by Agostinho (2015), which is composed by Market, Science and Technology and Society. Their influences are aligned to external competitiveness. On this model are presented innovation attributes, as focus on consumer, quality, strategic planning and central competences. These sub-attributes have been used to select the models used as base to the proposed model construction, aiming to guarantee the presence of theses characteristics on the developing model. Therefore, the Model to understand PDP Phases, by Rozenfeld (2006) and the Strategic Decision on Innovation Model in Pharmaceutical Industry, by Braum (2014) are complementary on this analysis, involving the commented characteristics. As conclusion, most of tools presented on proposed model are present in pharmaceutical industries reality, making them align organizational strategies to products on existed portfolio. Through the model it is possible to visualise the main business processes involved in the main process of this work, which is "to refine the exist product portfolio". In a logical way, there was a construction involving concepts of innovation in inputs and outputs and inter-relations with second level processes and their deployments. The model could also be sub-divided into macrostages to obtain a general panorama on industries, as the model proposed by Rozenfeld (2006) and include some ideas of the model proposed by Braum (2014), which was applied on pharmaceutical sector and has also strong innovation characteristics
Subject: Portfólios
Gestão da inovação
Produtos - Marketing - Previsão
Competitividade
Indústria farmacêutica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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