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Type: TESE DIGITAL
Title: Análise da influência das características do pneu na estabilidade do fenômeno shimmy em motocicletas
Title Alternative: Analysis of the influence of tire characteristics on the stability of the shimmy phenomenon in motorcycles
Author: Dionísio, Heron José, 1992-
Advisor: Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Abstract: Resumo: O fenômeno shimmy pode ser descrito como uma oscilação autoexcitada de uma roda em torno de seu eixo de esterçamento. Os primeiros estudos a seu respeito foram realizados em meados da década de 20 do século XX e focaram, principalmente, na observação do fenômeno em trens de pouso de aviões. Em motocicletas, essa mesma vibração é conhecida como wobble e, ao longo do tempo, foram desenvolvidos modelos matemáticos capazes de representá-lo. Dependendo das características do sistema e de suas condições de trabalho, a oscilação do conjunto dianteiro da motocicleta pode ser estável ou instável. A literatura apresenta a influência de diversos parâmetros sobre a estabilidade do shimmy e destaca a importância do pneu em relação ao comportamento do fenômeno. Este trabalho utiliza um modelo de motocicleta com quatro graus de liberdade para a realização de uma análise de sensibilidade, cujo objetivo é avaliar a influência dos parâmetros do pneu sobre a estabilidade do shimmy. Os resultados são comparados com as informações presentes na literatura para validar o modelo. Por fim, discute-se brevemente a respeito de alterações no projeto do pneu que poderiam afetar o comportamento do shimmy e sobre a possibilidade do pneu ser uma fonte de excitação dessa vibração

Abstract: The shimmy phenomenon can be described as a self-excited oscillation motion of a wheel around its steering axis. The first studies about it were performed in the beginning of the twentieth century and they focused on the analysis of shimmy in aircraft landing gears. In the literature of motorcycle dynamics, the same mode of vibration is known as wobble and different kinds of mathematical models have been developed to describe it. The oscillation of the front frame of motorcycles can be stable or unstable, depending on the system characteristics and work conditions. The literature presents the influence of several parameters on the stability of shimmy and it highlights the importance of the tires on the phenomenon behavior. This work uses a motorcycle mathematical model with four degrees of freedom to develop a sensitivity analysis which aims to evaluate the influence of the tire parameters on shimmy stability. The results of this analysis are compared to the information presented in the literature to validate the model. Finally, it is discussed some modifications on the tire project which could affect the shimmy behavior and it is also commented about the possibility of the tire be a source of excitation of this vibration
Subject: Autovalores
Estabilidade
Pneus
Motocicletas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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