Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305421
Type: TESE DIGITAL
Title: Gestão do conhecimento no desenvolvimento ágil de software = técnicas e fatores que promovem a criação de conhecimento = Knowledge management in agile software development: techniques and factors that promote knowledge creation
Title Alternative: Knowledge management in agile software development : techniques and factors that promote knowledge creation
Author: Sakai, Eduardo, 1981-
Advisor: Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-
Abstract: Resumo: O processo de desenvolvimento de software pode ser considerado um processo intensivo de criação de conhecimento. Os membros de equipes ágeis de desenvolvimento de software são trabalhadores que compartilham intensivamente seus conhecimentos tácitos e explícitos para a construção de software inovadores. Esse conhecimento, inicialmente distribuído nas mentes dos programadores, deve ser gerenciado por meio de técnicas e ferramentas que apoiem a aprendizagem organizacional, a criação, a construção e a avaliação de software. Nesse sentido, este trabalho objetivou identificar e compreender as técnicas utilizadas pelas equipes ágeis e os fatores capacitadores que auxiliem a criação de conhecimento em equipes de desenvolvimento de software. Para atingir aos propósitos desta pesquisa, primeiro, foi feita uma revisão de literatura, que seguiu os princípios de revisões sistemáticas, para compreender o Estado da Arte e identificar técnicas das metodologias ágeis e fatores que promovem a criação de conhecimento no desenvolvimento ágil de software. Segundo, para o percurso metodológico dois estudos de caso foram conduzidos por meio de entrevistas e analisados qualitativamente por meio da Teoria Fundamentada em Dados. Como resultados, dois fenômenos centrais emergiram dos dados analisados. O Fenômeno 1 mostra que as equipes ágeis estabelecem técnicas que apoiam a aprendizagem organizacional, a criação e a construção de software. O Fenômeno 2 indica que as equipes ágeis promovem fatores capacitadores que alinham a cultura organizacional e as características pessoais dos colaboradores e essas equipes são gerenciadas mediante uma inteligência coletiva

Abstract: The software development process can be considered as an intensive process of knowledge creation. The members of agile software development teams are workers that intensively share their tacit and explicit knowledge to build innovative software. This knowledge, initially distributed in programmer¿s minds, should be managed by means of techniques and tools that support the organizational learning, the creation, the construction and the evaluation of software. Therefore, this study aimed to identify and understand the techniques and the enabling factors that support the creation of knowledge. To achieve the purposes, first, a literature review was made, which followed the principles of systematic reviews, not only to understand the state of the art but also to identify techniques and factors of the agile methodologies that promote the creation of knowledge. Second, two case studies were conducted as a methodology research through interviews whose data was qualitatively analyzed using the Grounded Theory. As results, two main phenomena emerged from the data analyzed. The first phenomenon shows that agile teams establish techniques that support the organizational learning, the creation and the construction of software. The second phenomenon indicates that teams promote enabling factors that align organizational culture and the employees¿ personal characteristics and the team is managed by a collective intelligence
Subject: Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Engenharia de software
Desenvolvimento ágil de software
Teoria fundamentada em dados
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sakai_Eduardo_M.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.