Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305381
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Aplicação do auxílio multicritério à decisão ao projeto de travessia entre Santos e Guarujá
Title Alternative: Multicriteria decision aid application on the crossing between Santos and Guarujá
Author: Delospital, Fábio Rossetti, 1980-
Advisor: Galves, Maria Lucia, 1955-
Abstract: Resumo: As cidades de Santos e Guarujá pertencem à Região Metropolitana da Baixada Santista na região sudoeste do Brasil. O Porto de Santos está localizado em ambas as margens, esquerda e direita, do canal marítimo entre as duas cidades. Embora a ligação interurbana é atualmente feita através de balsas ou pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com extensão aproximada de 45 quilômetros, a previsão de demanda de carga e passageiros indicam a necessidade de nova infraestrutura capaz de fornecer capacidade suficiente para superar os atuais níveis de serviço de transporte de passageiros e de mercadorias, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores locais materializada em deslocamentos urbanos mais ágeis e incremento da mobilidade. Foi utilizada a metodologia de auxílio multicritério à decisão para apoiar a escolha entre possíveis locais e tecnologias para a travessia do canal de Santos. Tal metodologia apresenta uma abordagem sistêmica que oferece a possibilidade de envolver um grande número de atores e tomadores de decisão envolvidos no processo. Esta metodologia é composta por três etapas: a estruturação do problema, avaliação das alternativas e recomendações. Foi realizado um planejamento para aplicar a metodologia à esta situação de decisão. Uma pesquisa de campo através de entrevistas com atores selecionados interessados nesta situação de decisão foi desenvolvida com o objetivo de estruturar o problema. A avaliação das alternativas foi realizada através de pesquisa de níveis dos atributos das diversas alternativas em publicações como estudos de demanda e no estudo de impacto ambiental existente para esta travessia. O resultado final desta pesquisa é uma lista com a classificação decrescente das diversas alternativas avaliadas. Foi realizada uma análise de sensibilidade para ratificar os resultados e estes foram amplamente discutidos e validados com os atores entrevistados. O importante deste trabalho foi apresentar a metodologia proposta, principalmente a estruturação do problema, ratificar a simplicidade da aplicação e perceber os diversos benefícios que ela apresenta, tais como facilitar o entendimento do problema, explicitar de forma organizada o pensamento dos atores, identificar objetivos de todos os interessados, identificar os objetivos que são realmente importantes no contexto decisório, criar uma forma lógica de organização e processamento dos dados e proporcionar uma avaliação das alternativas com poder de síntese que reflete tudo o que se deseja realmente alcançar

Abstract: The cities of Santos and Guarujá belong to the Metropolitan Area of the Baixada Santista in Brasil¿s Southwestern region. The Santos Harbour is located on both banks, left and right, of the river channel in-between the two cities. Although the intercity connection is presently done through ferries or by Cônego Domênico Rangoni road, with 45 kilometers approximate length, forecasting of freight and passenger demands have both indicated the necessity of new infrastructure capable of providing sufficient capacity to overcome the current levels of service of the passengers and freight transportation in order to enhance life quality of local dwellers. Multi-criteria Methodology for Decision Aiding was used to back up the choice between possible locations and technologies for crossing the Santos channel. Such methodology presents a systemic approach which offers the possibility of engaging a great number of actors and decision-makers involved in the process. This methodology comprises three steps of the evaluation: comprehension of the decision background, structuring of the issue and assessment of the model¿s results. Planning was undertaken to apply the methodology to the decision situation. A field research through interviews with selected stakeholders about this decision situation was developed in order to structure the problem. The alternatives evaluation was conducted through research in publications such as demand studies and existing environmental impact study for this crossing to find attribute levels for the various alternatives. The main result of this research is a descending sorted list of the different alternatives evaluated. A sensitivity analysis was performed to confirm the results and these were widely discussed and validated with the stakeholders interviewed. The point of this work was to present the proposed methodology, especially the structure of the problem, to ratify the its application simplicity and realize the many benefits it offers, such as make the problem easy to understand, explain the actors thoughts in an organized manner, identify the stakeholders objectives, identify the fundamental objectives in the decision-making context, create a logical way to organize and process data and provide an alternatives assessment with synthesis power that reflects everything that you really want to achieve
Subject: Análise multicritério
Tomada de decisões
Infraestrutura - Brasil
Pontes - Brasil
Tuneis - Projetos e construção
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Delospital_FabioRossetti_M.pdf5.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.