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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação de diferentes estratégias de aprendizagem entre alunos da graduação, pós-graduação e especialização da engenharia civil-área de transportes = aprendizagem autorregulada = Evaluation of different learning strategies among undergraduate, graduate and specialization students from civil engineering-transport area: self-regulated learning
Title Alternative: Evaluation of different learning strategies among undergraduate, graduate and specialization students from civil engineering-transport area: self-regulated learning : aprendizagem autorregulada
Author: Redaelli, José Carlos, 1951-
Advisor: Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Junior, Orlando Fontes Lima
Abstract: Resumo: A demanda atual para o trabalho da engenharia civil, área de transporte, requer novas habilidades, conhecimento e métodos efetivos de aprendizagem. Esta pesquisa avalia o uso potencial de estratégias de aprendizagem em 247 alunos da graduação, pós-graduação e especialização, idade 17-54, do curso de engenharia civil, área de transporte, da Unicamp, Brasil. As disciplinas foram respectivamente, "Introdução à Economia", "Modelagem de Sistemas de Transporte e Logística" e "Gestão de Cadeia de Suprimento e Logística". Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico, e uma escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. A escala foi aplicada num pré e pós-teste no grupo de controle em 2010, para identificar a frequência de uso de estratégias cognitivas, metacognitivas e disfuncionais. Em 2011, aplicou-se a mesma escala e ocorreram intervenções sobre o uso de estratégias durante o semestre. Os alunos foram orientados sobre o uso de estratégias seguindo o modelo de aprendizagem autorregulada, envolvendo o conteúdo das aulas e gerando tarefas. Uma nova intervenção foi realizada em 2015 em alunos da graduação da disciplina "Economia dos Transportes", focando a estratégia Mind Map para tomar notas. Um Grupo focal discutiu as práticas de estudo e em particular o uso desta estratégia. Em 2011 houve valores mais altos para consistência interna da pontuação das estratégias metacognitivas e totais, e valores mais baixos, para a pontuação das estratégias disfuncionais. Uma análise transversal comparando o pré-teste e pós-teste de cada semestre do ano mostrou que para os cursos de especialização, as médias das pontuações das estratégias cognitivas e totais no início do semestre de 2011 foram mais significativamente altos (P=0.023 e P=0.019 respectivamente) do que as do grupo de 2010. Uma análise transversal foi realizada entre os três cursos em 2010 e em 2011 para comparar o uso de estratégias. Os alunos da pós e especialização tiveram as pontuações mais altas. Em 2015 o grupo focal evidenciou baixo uso de estratégias. Esta pesquisa é inédita mostrando oportunidades para melhorar os cursos nesta área. As futuras pesquisas devem considerar que estes alunos fazem parte da geração Y, e se caracterizam pelos estilos de aprendizagem, que certamente entrarão em conflito com hábitos e estilos de quase todos os professores

Abstract: The current demand for civil engineering work, in transport area, requires new skills, knowledge and calls for effective learning methods. This research evaluates the potential use of learning strategies in 247 undergraduate, graduate and specialization students, age 17-54, of Civil Engineering, transport area, Unicamp, a University in Brazil. The disciplines were respectively, "Introduction to Economics", "Modeling of Transport and Logistic Systems" and "Supply Chain and Logistic Management". The instruments were a social demographic questionnaire, and a scale of evaluation of learning strategies. A pre and post-test scale was administered to a control group in 2010, to identify students' cognitive, metacognitive and dysfunctional learning strategies usage. In 2011, the same scale was administered and interventions in learning strategies were done during the term. The students were oriented about the use of some strategies following the cyclic self-regulated learning model, involving the contents of the classes and providing homework. A new intervention took place in 2015 with 58 undergraduate students, Transport Economics discipline, with focus on Mind Map strategy as notetaking of the classes. A Focus Group meeting discussed the different ways these students studied and specifically this strategy. In 2011, there were higher values for internal consistencies for the metacognitive scores and total scores, and lower values for the dysfunctional scores. A pre-test cross-sectional analysis comparing the post-test showed that for the specialization courses, the cognitive scores and the pre-test total scores average for the 2011 group were significantly higher (P=0.023 and P=0.019 respectively) than the 2010 group. A cross-sectional analysis done among the three courses in 2010 and in 2011 to compare the use of strategies had the highest scores for the graduate and specialization students. In 2015, the focus group showed that the students had low use of learning strategies. This research is unprecedented showing opportunities to enhance the courses in this area. Following researches should take into account that these students are part of generation Y, which are categorized by learning styles, which will certainly conflict with almost all teachers¿ habits and teaching styles
Subject: Desempenho - Alunos
Educação - Estudo e ensino
Engenharia - Estudo e ensino
Aprendizagem centrada no aluno
Language: Inglês
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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